Quarta-Feira, 14 de Maio de 2025

INSS começa a receber hoje pedidos de ressarcimento de vítimas de fraude

Publicado em 14/05/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-534a4bbce4995c99996b.png
FA-IMG-534a4bbce4995c99996b.png
Ressarcimento de vítimas de fraude/Foto: Joedson Alves/Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que identificaram descontos associativos em seus benefícios e foram notificados sobre débitos podem informar, por meio do aplicativo Meu INSS ou da Central de Atendimento 135, qual associação realizou a cobrança e o período em que ela ocorreu.

Com essas informações, o segurado poderá confirmar ou contestar a cobrança. Se não tiver autorizado o desconto, poderá solicitar a devolução dos valores cobrados indevidamente. 

A entidade que não comprovar a autorização do beneficiário para o desconto deverá ressarcir o INSS por meio de uma GRU (Guia de Recolhimento da União) específica. Após o recebimento do valor, o INSS realizará o depósito diretamente na conta bancária vinculada ao benefício. 

Notificação de desconto foi enviada no Meu INSS

O INSS deu início, nesta terça-feira (13), ao processo de restituição dos descontos associativos realizados por entidades nos benefícios de seus segurados. Cerca de nove milhões de aposentados foram notificados sobre cobranças indevidas por meio do aplicativo "Meu INSS".

A iniciativa acontece menos de um mês após o lançamento da Operação Sem Desconto, que resultou na exoneração do então ministro da Previdência, Carlos Lupi. De acordo com as investigações, os prejuízos causados pela fraude podem alcançar R$ 6,3 bilhões.

Como baixar e acessar o aplicativo Meu INSS?

De acordo com o governo federal, o aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente para download

Confira o passo a passo para acessar o Meu INSS:

Após baixar o aplicativo no celular, o usuário deve criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF;

Durante o cadastro, é preciso responder a perguntas sobre os dados pessoais do beneficiário e criar uma senha com os seguintes requisitos: de 8 a 70 caracteres; pelo menos uma letra maiúscula e uma minúscula; pelo menos um número; pelo menos um símbolo (ex: @ ! & *);

Vale fornecer os dados de contato, como e-mail e telefone, para o recebimento de notificações e a recuperação de senha do aplicativo, caso necessário

O beneficiário também pode criar uma conta no “Meu INSS” por meio de internet banking de bancos credenciados. Para isso, é preciso acessar a opção "Entrar com seu banco" no aplicativo ou site.

Fonte: Meio News

 

Comentários