Nesta quarta-feira, 23 de abril, o município de Monsenhor Hipólito alcançou mais uma conquista ao ser reconhecido com o 1º lugar geral no Prêmio Alfa-10, durante cerimônia realizada no Centro de Convenções de Teresina.
A premiação é concedida pelo Governo do Estado do Piauí às escolas públicas que mais se destacaram na alfabetização de crianças na idade certa, com base no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí para a Alfabetização (IDEPI-Alfa).
O evento reuniu autoridades de todo o estado e contou com a presença do governador Rafael Fonteles; do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira; do prefeito Djalma Policarpo, acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Luiz Antônio, pela coordenadora geral de ensino, Luana Fernandes, além de diretoras e professoras alfabetizadoras da rede municipal de Monsenhor Hipólito.
A Unidade Escolar Lino Rodrigues foi o grande destaque da premiação, sendo reconhecida como a melhor escola pública do Piauí, alcançando o topo do ranking entre 1.079 instituições avaliadas e conquistando o título de bicampeã.
Prefeito e secretário de educação de Monsenhor Hipólito
Outras duas escolas do município também foram premiadas: a U.E.M. Dirceu Arcoverde, que garantiu o 10º lugar geral e é tricampeã, e a U.E.M. Judith da Silva Lima, que ficou na 16ª posição geral e também celebrou o título de bicampeã.
O prefeito Djalma Policarpo destacou o orgulho pela conquista e o comprometimento da gestão com a educação. “Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, de dedicação e amor ao que fazemos. Parabenizo cada profissional da educação de Monsenhor Hipólito que acredita no poder transformador do ensino. Hoje, mostramos ao Piauí que é possível alcançar a excelência com compromisso e valorização dos nossos educadores”, afirmou o gestor.
O Prêmio Alfa-10 vai além do reconhecimento individual das escolas. As instituições premiadas tornam-se referência pedagógica para outras unidades da rede pública, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento de práticas eficazes de ensino. Em 2024, 104 escolas foram contempladas — um aumento significativo em relação às 78 premiadas em 2023.
A premiação integrou a programação do evento Pacto pela Educação 2025, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) e pelo programa Pacto pelas Crianças do Piauí.