Na manhã desta terça-feira, 22 de abril, uma comitiva de prefeitos piauienses esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Brasília, para debater pautas prioritárias para as gestões municipais. Entre os principais temas, destacou-se a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 66, que trata do reparcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios.
A agenda também incluiu os preparativos finais para a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, considerada o maior evento do municipalismo no país, que acontecerá entre os dias 19 e 22 de maio, na capital federal.
Admaelton Bezerra, prefeito de São José e presidente da APPM
O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Admaelton Bezerra, destacou a relevância da PEC 66, apontando-a como um dos principais desafios enfrentados pelos gestores municipais. “Estamos reunidos com essa equipe de prefeitos para tratar de temas que impactam diretamente a administração dos nossos municípios. A PEC 66 é um dos obstáculos mais urgentes e que tem dificultado o equilíbrio financeiro de diversas prefeituras do Piauí”, afirmou.
Também participaram do encontro, que aconteceu em Brasília, o ex-prefeito de Caridade do Piauí e ex-presidente da APPM, Toninho, e os prefeitos Corinto Matos (Marcolândia), Ramon Café (Dirceu Arcoverde) e Aderson Filho (Socorro do Piauí).
Para Toninho, o momento é crucial para reforçar a importância do municipalismo e buscar apoio para a implementação de políticas públicas locais. “Estamos aqui para defender pautas essenciais. É na esfera municipal que os serviços chegam à população, por isso é fundamental fortalecer a atuação das Prefeituras. Cada um de nós também está buscando recursos que possam melhorar a vida da população em nossos municípios”, pontuou.