O uso do fio dental pelo menos uma vez na semana pode ter benefícios que vão além da boa saúde bucal. Segundo um estudo da Universidade Carolina do Sul, essa prática pode reduzir o risco de alguns tipos de acidente vascular cerebral (AVC) e fibrilação arterial (FA), um tipo de arritmia cardíaca.
O estudo será apresentado em uma Conferência Internacional sobre AVC, que acontece entre os dias 5 e 7 de fevereiro, em Los Angeles, nos EUA.
Em comunicado divulgado pela Universidade, o principal autor do estudo, Souvik Sen, professor e chefe do Departamento de Neurologia da instituição, ressalta que a descoberta não sugere que o uso do fio dental seja a única medida preventiva contra o derrame, mas sim um complemento importante "a um estilo de vida saudável".
O estudo foi feito com 6.278 participantes, que responderam a questionários sobre o uso de fio dental. Desses, 65% relataram utilizá-lo ao menos uma vez por semana. Os participantes foram acompanhados por 25 anos para monitorar a ocorrência de fibrilação atrial ou AVC.
Indivíduos que usaram fio dental regularmente apresentaram um risco 22% menor de AVC isquêmico, 44% menor de AVC cardioembólico e 12% menor de fibrilação atrial, condição que afetou 20% dos participantes. O estudo não encontrou associação do uso do fio dental com a propensão a ter um outro tipo de AVC, o trombótico.
O pesquisador explica que os resultados podem ser favorecidos porque, uma vez que o fio dental pode ajudar a reduzir o risco de infecções bucais e doenças gengivais, ambas relacionadas à inflamação – fator de risco para derrame e fibrilação atrial.
Fonte: MeioNorte