Sábado, 05 de Outubro de 2024

Mutirão de limpeza se estende até o final de janeiro

Publicado em 23/01/2013
Por Jailson Dias
c4a65cab4640f367dec8f27148b4.jpg
c4a65cab4640f367dec8f27148b4.jpg
Luís Coelho explica como tem ocorrido coleta de lixo/Jailson Dias

O prefeito de Picos, Kléber Eulálio (PMDB), prometeu que uma de suas primeiras medidas seria um mutirão pela limpeza da cidade. O secretário de Serviços Públicos, Luís Rodrigues Coelho, informou que além dos caminhões de coleta de lixo, próprios da gestão municipal, novos caminhões foram licitados para realizar esse trabalho. O mutirão deve se estender até o final de janeiro quando a coleta de lixo voltará a ser realizada em dias alternados.

Luís Coelho explica que houve um relaxamento na coleta de lixo no final da gestão Gil Paraibano, o que resultou em grandes quantidades de material descartável acumulado em terrenos baldios, e até nas ruas e vias de acesso. Alguns veículos avariados não estavam passando pelos reparos solicitados, o que tornou a coleta mais lenta.

No momento são cinco caminhões caçamba de propriedade da Prefeitura Municipal, além de três coletores, também da administração municipal. Dentre os 10 caminhões licitados desde a gestão passada, nove continuam fazendo a coleta, além de mais seis que foram contratados de última hora para auxiliar esse trabalho.

Cada proprietário de veículo recebe R$ 2000,00 por mês. Nos contratos assinados estão inclusos a manutenção dos caminhões, que ficam por conta do contratado. 

Luís Coelho informa que nesse momento a escala tradicional não está sendo obedecida, já que na zona urbana os caminhões têm realizado até três coletas durante um dia. “Tem muitos carros, então nesses 30 primeiros dias seria o mutirão geral, depois é que vamos fazer como era antes, três dias nos bairros, e no centro, diariamente”, informou.

Quanto ao trabalho dos garis, Luís Coelho informa que são mais de 100 garis, somando todas as pessoas que prestam algum tipo de serviço braçal, como capinagem e varrição das ruas. Ele alerta que esse número é insuficiente e espera que o prefeito aumente o quadro. Todos estão mobilizados exclusivamente para a coleta de lixo.

“Praticamente estão trabalhando todos nos carros, porque ele pegou esses carros e ainda não contratou ninguém, então estamos fazendo primeiro esse mutirão”, declarou.

O secretário alerta que é preciso que a população picoense também colabore e não jogue lixo em terrenos baldios. Se o caminhão passar e um morador esquecer de colocar o lixo na calçada de sua casa, é recomendado que essa pessoa espere até a próxima ocasião. No entanto, o que muitos tem feito é jogar lixo ao ar livre, contribuindo para a poluição da cidade e proliferação de doenças.

 

Comentários