Sábado, 05 de Outubro de 2024

Matrículas na rede municipal devem superar o esperado

Publicado em 23/01/2013
Por Jailson Dias
2daed580214084b5abd6a4fe5b2e.jpg
2daed580214084b5abd6a4fe5b2e.jpg
Sede da Secretaria de Educação/Jailson Dias

As matrículas da rede municipal de Educação de Picos para o período letivo 2013 devem superar as expectativas da gestão municipal. De acordo com o secretário de Educação e vice-prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, a previsão inicial era de 9630 alunos matriculados, mas esse número deve ser ultrapassado.

O período de matriculas começou ainda no dia 07 de janeiro e deve se estender até o dia 18. “Nós estamos felizes porque vemos que os pais estão procurando matricular seus filhos”, declarou o secretário. As aulas estão previstas para começar na primeira semana depois do Carnaval, dia 18 de fevereiro.

Com o elevado número de alunos que deverá estudar na rede municipal de Educação, o Pe. Walmir informa que algumas escolas do centro de Picos já estariam com a lotação completa, o que tem obrigado a Secretaria de Educação a tomar providências, como firmar parcerias para buscar novos espaços.

 “O Estado tem interesse de fazer a Integração de Rede de Ensino e até em um futuro próximo fazer todo o Ensino Fundamental ser de responsabilidade do município”, informou.

Alguns prédios particulares onde antes funcionavam escolas e creches estão sendo desocupados. Os alunos passarão a estudar em prédios da rede estadual de ensino, cedidos pelo governo do Piauí, sem ônus para o município.

Como exemplo pode ser citada a Escola Municipal Éden que funcionava em uma residência no bairro COAHB. Os alunos estudarão na Unidade Escolar Dirceu. O mesmo acontecerá em mais escolas da zona urbana.

O padre Walmir se adianta e pede compreensão aos pais cujos filhos serão realocados para outras escolas municipais. O que ele garante é que ninguém ficará sem estudar, e se necessário, a administração voltará a alugar novos imóveis para comportar o excedente. Contando com as creches a rede municipal de Eucação possuem em sua totalidade 74 escolas distribuídas em todo o município.

Quanto ao corpo docente da Secretaria de Educação, o padre Walmir informou que o quadro é composto por 930 funcionários concursados, que mesmo assim não é suficiente para atender a demanda. Em 2012 foram demitidos pelos menos 700 contratados. “Nós temos essa disponibilidade, e vamos lotar com os concursados, e vendo que não foi possível veremos a possibilidade como manda a lei”, explicou.

Comentários