Sábado, 05 de Outubro de 2024

UFPI: Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade realiza ações de educação em Itainópolis

Publicado em 23/08/2024
Por Redação
FA-IMG-d9476c780f868c5f9770.jpg
FA-IMG-d9476c780f868c5f9770.jpg
Equipe da Liga que participou da ação/

Agosto Dourado é uma campanha que visa incentivar atividades voltadas para divulgação de informações acerca do aleitamento materno. Assim, no dia 19/08/2024, estudantes da Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC-UFPI/CSHNB) localizada no município de Picos-PI, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Itainópolis, acompanhados da professora Patrícia Fernández García (médica de família e comunidade) realizaram uma ação educativa, junto a população do município daquele município, com a temática ‘’Agosto Dourado, amamentação: proteção que vale uma vida inteira’’.

Na ocasião os discentes executaram atendimento ao pré-natal com gestantes do município. A atividade faz parte dos trabalhos desenvolvidos pela liga, abordando temas prioritários da saúde na comunidade.

Segundo dados obtidos do documento ‘’Políticas Favoráveis à Família e Amamentação, um sumário de evidências’’ (UNICEF 2019) 40% das crianças menores de 6 meses, no mundo, são amamentadas exclusivamente, como é recomendado. No nosso país, conforme o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI, 2019) 59,7% das crianças, com até 6 meses de idade, encontram-se em aleitamento materno exclusivo. Na região Nordeste essas estatísticas chegam a 57,3% da população com a mesma faixa etária. Nesse contexto, uma das metas prioritárias do Plano Nacional de Saúde 2024-2027 é aumentar a taxa de aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade para 60% das crianças.

Em Itainópolis, a LASFAC realizou orientações para as pacientes presentes no local, abordando diferentes temas, dentre eles a importância da amamentação para o binômio mãe-filho. Foi realizado uma demonstração prática da correta posição e pega do bebê durante o aleitamento materno.

Com o intuito de reafirmar os conhecimentos adquiridos, durante a intervenção, os ligantes executaram um jogo de verdadeiro ou falso junto às grávidas. Vale destacar que o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas de pré-natal, sendo a primeira antes da 12ª semana.

Dados do Plano Nacional de Saúde (2024) revelam que no Brasil 42% das gestantes atendiam esta orientação. Com o objetivo de aumentar a acessibilidade do atendimento das gestantes, assim como aprimorar os conhecimentos práticos dos alunos da LASFAC, foram efetivadas consultas de pré-natal das grávidas do município.

Pelos dados apresentados acima, conclui-se que são necessárias intervenções direcionadas para melhorar as taxas de aleitamento materno na região, possuindo o ‘’Agosto Dourado’’ relevância fundamental para tal, com apoio à amamentação e o fomento a formação de profissionais da saúde capazes de realizar o atendimento ao pré-natal de qualidade.

Equipe da Liga e da Secretaria de Saúde de Itainópolis

Participaram da ação em Itainópolis, Antônio Ferreira Mendes de Sousa (docente, coordenador), Patrícia Fernández García (docente, vice-coordenadora), acadêmicos: Antônia Maria de Sousa, Clemer José de Barros, Heloísa Ramos Silva, Mara Walklécia Leal Veloso, Marcelo Raimundo de Souza Filho e Raniel Bezerra da Costa.

Comentários