Sábado, 05 de Outubro de 2024

Educação de Ipiranga do Piauí apresenta crescimento no IDEB com metas acima das médias Estadual e Nacional

Publicado em 19/08/2024
Por Redação
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Profissionais que formam educação no município/

A Rede Municipal de Ensino de Ipiranga do Piauí apresentou um desempenho significativo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2023, conforme dados divulgados na última semana pelo Ministério da Educação.

O município alcançou as metas alcançadas pelo Ministério da Educação, registrando um aumento nas notas tanto nos Anos Iniciais quanto nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Nos Anos Iniciais Ipiranga do Piauí vem mostrando um crescimento constante ao longo dos últimos anos. Em 2015, a média nos Anos Iniciais foi de 4.9, subindo para 5.3 em 2017 e atingindo 5.8 em 2019 e 2021. Em 2023, a nota alcançou 6.5, refletindo um avanço considerável no desempenho dos estudantes e na qualidade do ensino oferecido pelo município.

Nos Anos Finais o progresso também é notável. Em 2015, a média foi de 4.7, registrando uma leve queda para 4.3 em 2017, mas retomando o crescimento nos anos seguintes, com 4.8 em 2019 e 4.9 em 2021. Em 2023, o município alcançou a nota de 5.3, evidenciando uma recuperação e um avanço significativo no aprendizado dos alunos nessa etapa do ensino.

Tanto nos Anos Iniciais como nos Anos Finais, o município superou o resultado do Estado e do Brasil. Entre os 224 municípios do Piauí, Ipiranga ficou em 28º, e em 1º lugar entre os 15 municípios que compreendem o Vale do Sambito.

O secretário de educação, Gilberto Vieira, destacou o avanço da educação municipal. “O resultado divulgado deixou todos nós que fazemos a educação municipal felizes, pois é fruto de um trabalho em grupo, com muita dedicação e responsabilidade. Com o apoio que temos do atual gestor, conseguimos avançar e iremos avançar ainda muito mais”, destacou.

Gilberto Vieira, secretário de educação

O IDEB é um indicador que mede a qualidade da educação básica no Brasil, combinando a taxa de aprovação dos alunos e o desempenho em avaliações padronizadas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, aplicadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esses resultados são essenciais para avaliar o nível de aprendizagem e a eficiência das políticas educacionais implementadas.

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