Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeita Maria José amplia serviços e oferta qualidade na assistência em saúde de Santana do Piauí

Publicado em 05/07/2024
Por Redação
FA-IMG-9d93ddd02aeaea0221f6.jpg
FA-IMG-9d93ddd02aeaea0221f6.jpg
Gestão municipal tem ofertado serviço humanizado/

A Saúde é um direito constitucional e preconiza-se ser prioridade nos governos municipal, estadual e federal. Na gestão da prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas), esse direito está sendo garantido em caráter digno, pleno e ampliado.

Em Santana do Piauí, as unidades de saúde contam com atendimentos médicos qualificados, onde dois profissionais atuam na sede urbana e comunidades rurais. Seguindo um cronograma de atendimentos, a população é assistida de maneira descentralizada, onde as temidas “filas nas madrugadas” deixaram de ser uma realidade e ficaram no passado.

Segundo dados do e-SUS Atenção Primária do Ministério da Saúde, a média mensal de atendimentos médicos no município santanense pode chegar a 700 pessoas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde Isaac Borges (sede) e Francisco Pereira de Brito (área rural).

Trazendo ainda mais números, no último trimestre (período que compreende 01 de abril de 2024 a 30 de junho de 2024), 2.030 santanenses receberam atendimento médico no município. O atual quantitativo representa quase que a metade do contingente populacional que é de 4.642 habitantes, segundo Censo 2020 do IBGE.

A coordenadora da Atenção Básica de Santana do Piauí, Valéria Albuquerque, pontuou que além dos atendimentos médicos presenciais, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao programa Telessaúde que oferta consultas especializadas por meio do recurso da telemedicina.

“O município de Santana conta com uma clínica licitada que dispõe de consultas especializadas. Além disso, o município fez adesão ao programa Telessaúde, onde a população poderá ter acesso a consultas por telemedicina com diversos especialistas. Também estamos realizando eletrocardiogramas, que é feito aqui na cidade mesmo, assim como o parecer cardiológico”, disse a coordenadora.

Além dos atendimentos médicos, o município possui outros serviços conveniados que estão à disposição da população de forma gratuita, como exames de imagem e laboratoriais.

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura, enfatizou o compromisso em ofertar serviços de saúde com qualidade e que possam assistir com resolutividade a população.

Prefeita Maria José

“A Saúde sempre foi e será prioridade no nosso governo. Está ligada diretamente com a vida, e na nossa gestão, buscamos aumentar a capacidade de cobertura dos atendimentos, descentralizar serviços, reestruturar as unidades de saúde. Em Santana, muitas unidades, sobretudo nas comunidades rurais, funcionavam em prédios improvisados, escolas. Lutamos, buscamos recursos, construímos uma UBS modelo na comunidade Engano dos Poréns, fizemos reformas para que os prédios que abrigassem os serviços de saúde pudessem assistir a população de forma mais digna”, frisou a prefeita.

Maria José ainda reforçou que além do aumento na cobertura dos serviços em saúde, a gestão tem se dedicado na qualificação dos profissionais que diariamente estão a cuidar da população.

“Nossos profissionais valorosos é quem estão diariamente cuidando da população. Pensando nisso, a nossa gestão tem investido na qualificação profissional, promovido cursos, sistematizado serviços. Hoje, a saúde santanense está em pleno funcionamento e vamos buscar fazer ainda mais”, concluiu a gestora.

Capacitações

Durante a presente semana, a Secretaria Municipal de Saúde ofertou diversas capacitações com foco na qualificação dos servidores. As atividades foram direcionadas para motoristas de ambulâncias, agentes comunitários de saúde, equipe da enfermagem e vacinação.

Profissionais participaram de capacitações

Nos sete anos e sete meses de gestão da prefeita Maria José de Sousa Moura, as ações de promoção em saúde têm se destacado no governo municipal. A meta tem sido promover uma saúde melhor para todos!

Oficina de Monitoramento das Estratégias de Vacinação- MEV e Sistemas de Informação

Comentários