Sábado, 05 de Outubro de 2024

Inhumenses lançam livro que conta a história dos 70 anos de Inhuma

Publicado em 11/06/2024
Por Redação
FA-IMG-4dddb86959a7aff8edbe.jpg
FA-IMG-4dddb86959a7aff8edbe.jpg
Livro foi lançado em solenidade prestigiada/Fotos: Folha Atual

Em uma solenidade bastante prestigiada realizada na noite desta segunda-feira, 10 de junho, foi lançado oficialmente o livro “Inhuma-PI, 70 anos de História". A obra literária é composta de 19 capítulos com temáticas diversas, dentre as quais, educação, política, arqueologia, meio ambiente, cultura, folclore, religião, povoados, meios de comunicação, biografias, ruas, avenidas e praças da cidade.

Confira AQUI imagens!

A solenidade foi conduzida pela cerimonialista Marcela Araújo, e foi aberta pela composição do dispositivo de honra e a entrada no local do evento dos 19 autores que contribuíram com a execução da obra literária. O Grupo Versões de Teresina deixou o ambiente mais animado com canções apresentadas de forma instrumental.

Em seguida, os cantores Santana de Manaus, Fran Mel e Fernando Torres interpretaram o Hino Municipal de Inhuma.

Momento de entoação do Hino de Inhuma

Logo após, alunos do Colégio Alfa Inhumense apresentaram um musical abordando aspectos importantes relatados no livro, sendo seguidos pelos pronunciamentos de alguns dos 19 autores que expressaram seus sentimentos quanto a participação na obra literária.

Alunos do Alfa Inhumense conduziram apresentações

O prefeito Elbert Holanda, que escreveu o prefácio do livro, falou sobre a importância do livro. “Essa foi uma ideia que eu tive por ver a necessidade, quando eu estava querendo conhecer um pouco da história de Inhuma, então, dei a ideia de lançar o primeiro livro sobre a história de nosso município. É uma obra importante, pois falamos de novo povo, de nossos heróis, as famílias que tanto contribuíram para fundar esse munícipio, também a parte da religião, a parte cultural, então, é um livro muito rico em história sobre o nosso povo, que tanto merece ter um livro como esse”, disse o gestor.

Prefeito Elbert e a primeira-dama, Andrea Alves

O escritor e poeta Henrique Rodrigues, presidente da Comissão Organizadora da produção do livro, falou sobre a obra. ‘É um livro de uma grandeza enorme e hoje a gente está vendo que realmente conseguimos atingir nossas metas. Ele está com 488 páginas, são 19 autores e 25 textos escritos, todos com fontes, com fotos, com datas, tudo com pesquisas apuradas. Também foram feitas entrevistas com várias pessoas que tinham mais idade e que passaram seus conhecimentos para os autores. Então foi um conjunto de pessoas e pensamentos que se resume nesta importante obra literária”, disse.

Escritor Henrique Rodrigues

Aluízio Gonçalves, vice-prefeito atual, escreveu sobre História Política de Inhuma Pós Emancipação. “Contei a história do processo de emancipação política e de como funcionaram todas as eleições de 1954 para cá, como os representantes políticos das localidades do interior atuavam na política, a questão da representatividade feminina na política de Inhuma, uma história que faz um resgate da política de Inhuma”, disse.

Aluízio Gonçalves, vice-prefeito

A secretária de educação, Ana Luiza, que escreveu a apresentação do livro, manifestou seu sentimento. “O sentimento que me define hoje, nesta noite memorável, e acredito que é o mesmo sentimento que define toda a gestão municipal, prefeito, vice-prefeito a comissão organizadora, autores e todos que estamos a frente desse projeto e, enfim, todos os nós Inhumenses, é um sentimento de muita alegria, prazer, satisfação e honra por esse tão grande feito”.

Ana Luiza, secretária de educação

O projeto da produção do livro foi sugerido pelo prefeito Elbert Holanda e abraçado pela secretária de Educação, Ana Luiza, e tem como propósito homenagear a cidade de Inhuma pelo aniversário dos 70 anos de emancipação política. Um Edital de Chamada Pública foi publicado no ano passado oportunizando a comunidade local, com olhares diferentes, escreverem histórias em diversas temáticas sobre o município, e assim, promoverem juntos a construção da obra literária.

Participantes da solenidade

No final, houve o momento de autógrafos dos escritores e registros fotográficos dos participantes com os autores do livro.

Autores durante autógrafos

A comissão organizadora do livro foi formada pelos membros: Ana Luiza Gonçalves Rodrigues, Elbert Holanda Moura, Joana de Sousa Araújo Barros, José Henrique Rodrigues de Sousa, Lucélia Maria Nogueira Ferreira, Marcela Araújo de Sousa, Maria do Socorro de Jesus Rufino, Maria do Amparo Rodrigues de Carvalho Santos e Maria Luiza Pereira Dionísio.

Comissão organizadora do Livro

Os literatos que contribuíram para a produção do livro são: Lucélia Maria Nogueira, João Antônio de Sousa, Guilherme Gonçalves, Izabel Cristina de Sousa, Aluízio Gonçalves, Adamir Leal, Maria do Socorro Macedo, Júlia Borges, Adriana Morais, Janaina Pereira, Leonardo Dias, Maria do Socorro Isidório, Lívio José Isidoro, Karla Silvana Cardoso, Geovana Barbosa de Sousa, Franklin Mendes do Nascimento, Etivaldo Alves, Raylan Ferreira, e Maria Luiza Pereira.

Autores da obra literária

Comentários