Durante os dias 3 de maio até o dia 11 de maio, a Policlínica de Picos estará recebendo o Mutirão de Catarata. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com as Prefeituras dos municípios. Ao todo são 26 cidades ligadas à sede de Picos, com expectativa de atender mais de 3.000 pessoas.
Neste primeiro momento, os pacientes vão à Policlínica para iniciar a triagem (consulta), que serve para identificar quais pacientes realmente precisam da cirurgia, agendando em período específico as operações no HRJL (Hospital Regional de Picos).
Momento do exame da catarata
As cirurgias terão início a partir do dia 19 de maio e vão até o dia 28 de maio. O momento de triagem continuará acontecendo na Policlínica, manhã e tarde, até o sábado, dia 11 de maio; os pacientes que necessitarem de cirurgia já sairão do consultório com a marcação da data da operação.
Segundo a coordenadora da Policlínica de Picos, Thalita Albano, os municípios têm quantidades de vagas limitadas, pois já foram realizados cadastros antes do momento das consultas.
“Esses municípios estão divididos, ou seja, têm um número de vagas de atendimento de consulta para esses municípios e têm um quadro que divide esses municípios em relação ao dia que eles irão vir e ao horário que eles irão vir também. Tem município que vem até quatro vezes. Essa divisão não somos nós quem fazemos, essa divisão já vem de Teresina, da Central de Regulação. Os municípios, assim como nós, recebemos o ofício informando tudo como quadro de vagas, horário, dia, local. Eles recebem e são previamente avisados”, relatou a coordenadora da Policlínica.
Coordenadora da Policlínica de Picos, Thalita Albano