A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) campus Picos, por meio da turma do 7° período de enfermagem, promoveram na manhã desta quinta-feira, 18 de abril, uma ação educativa na praça Felix Pacheco, com intuito de trazer educação e saúde para a comunidade, voltado para a prevenção de feridas crônicas em grupos de risco.
A ação faz parte do curso de extensão “Estomaterapia em ação, interfaces entre a teoria e prática”, e contou com o teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, além das orientações na prevenção da saúde para a população.
Aferindo a Pressão Arterial na comunidade
Teste de Glicemia
O curso une as teorias ministradas nas palestras e em sala de aula com a prática da enfermagem, como afirma a enfermeira Rhaylla Pio, que é uma das patrocinadoras do evento e também palestrante do curso de extensão.
“Sou a primeira estomaterapêuta da cidade e hoje a minha clínica patrocina este evento como incentivador da Estomaterapia na cidade, também sou palestrante, nós hoje vamos falar sobre lesões por pressão em pacientes acamados, todos os aspectos de prevenção e tratamento”, disse Rhaylla Pio.
Patrocinadora e palestrante Rhaylla Pio
As estudantes de enfermagem que participam e promovem o evento estão felizes pela oportunidade de unir a teoria com a prática, como afirma a aluna Vitória Maria do 7° período do curso de Enfermagem.
“O projeto foi uma experiência nova. Durante esse sétimo período, estamos cursando a disciplina de Estomaterapia e o projeto vem como uma forma de juntar a teoria com a prática. Hoje, na praça, estamos fazendo a aferição de pressão, o teste de glicemia e dando algumas informações. Também estamos fazendo a buscativa dos pacientes que têm o pré diabético, a lesão por pressão, para levar na UESPI. Então, o projeto vem como uma junção da teoria com a prática. E lá na UESPI vamos ter a prática das formas de fazer o curativo e de fazer as orientações aos pacientes”, afirmou a estudante.
Estudante de Enfermagem da Uespi Vitória Maria