Nesta terça-feira, 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Espectro Autista (TEAs), data definida no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa disseminar informações sobre o autismo e combater a discriminação relacionada a ele.
Segundo dados do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), estima-se que haja 2 milhões de pessoas com TEA no Brasil, embora o país ainda não disponha de números oficiais de contagem. O IBGE incluiu questões relevantes sobre pessoas com especificidades no censo demográfico de 2022, conforme estabelecido pela Lei 13.861, de 2019.
O quadro clínico das pessoas com autismo varia amplamente, pois cada caso possui suas especificidades. Indivíduos com formas mais severas da condição podem apresentar ausência total de contato interpessoal, dificuldades na fala e tendência a movimentos estereotipados e repetitivos.
Embora não tenha cura, o tratamento para pessoas com transtorno do espectro autista reduz as dificuldades de comunicação, interação social e outros sintomas que o paciente possa desenvolver. Esse tratamento sendo a OPAS (Organização Pan-Americanas de Saúde) tem impacto positivo no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas com TEA e de seus cuidadores.