Após o feriado da Sexta-feira Santa, que marca a crucificação e morte de Jesus, na tradição cristã, chega o Sábado de Aleluia, como é conhecida a véspera do Domingo de Páscoa. Neste ano, o Sábado da Semana Santa é celebrado neste dia 30 de março.
Se, para os cristãos, a Sexta-feira Santa é considerada um dia de reflexão, penitência, luto e dor pela morte de Jesus na cruz, o Sábado de Aleluia pode ser descrito como um dia sem celebrações, de preparo e expectativa pela alegria do Domingo de Páscoa, ou seja, pela ressurreição de Cristo.
Ainda assim, algumas pessoas têm dúvidas sobre o que se pode ou não fazer no Sábado de Aleluia. É de conhecimento geral que, na Sexta-Feira Santa, dia em que Jesus Cristo morreu, não é recomendado o consumo de carne vermelha e também de frango. Ainda assim, não é proibido comer carne no Sábado de Aleluia. Há cristãos, porém, que preferem continuar sua penitência sem o alimento nas refeições em respeito à morte do Senhor, que retorna apenas no terceiro dia.
Os dias da Semana Santa mudam todo ano. Para calcular a data da Páscoa deve-se somar 46 dias à Quarta-feira de Cinzas, dia seguinte ao Carnaval. É importante lembrar que, por mais religiosa que seja a data, não é feriado.
Fonte: O Globo // Social 1