Em entrevista realizada na manhã desta terça-feira, 06 de março, o coordenador de Imunização de Picos, Yago Carvalho, anunciou que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será antecipada no município. Em consonância com as diretrizes do Ministério da Saúde, a imunização, que tradicionalmente ocorria entre abril e maio, terá início já no dia 25 de março em todo o país. No entanto, em Picos deve acontecer apenas no início de abril.
Essa antecipação, conforme explicou Yago, é uma resposta ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país, uma tendência observada desde o ano passado. O objetivo é priorizar grupos considerados mais vulneráveis, como gestantes, idosos e crianças.
"A imunização para esse público é fundamental", ressaltou o coordenador. "Estamos nos preparando para iniciar a campanha de vacinação na primeira semana de abril, seguindo o calendário vacinal que será repassado pelo Estado", completou.
Coordenador de Imunização, Yago Carvalho
Yago também informou que, atualmente, o município dispõe da vacina referente ao ano de 2023, mas que a cepa de 2024 estará disponível a partir do próximo mês. Isso garantirá uma maior eficácia na proteção contra os principais vírus em circulação no Brasil nos meses de maio, junho e julho, conforme destacado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a nota divulgada pelo ministério, a estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas no país durante o período da campanha.