Quinta-Feira, 24 de Abril de 2025

Diocese de Picos abre oficialmente período Quaresmal e lança Campanha da Fraternidade 2024

Publicado em 14/02/2024
Por Redação
FA-IMG-6d4c7e7d359908a75a95.jpg
FA-IMG-6d4c7e7d359908a75a95.jpg
Missa da Quarta-feira de Cinzas abre período Quaresmal/Fotos: Folha Atual

A Diocese de Picos abriu oficialmente na manhã desta quarta-feira, 14 de fevereiro, o período Quaresmal com a tradicional missa de cinzas. A celebração teve início às 09h00, na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, centro da cidade, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Pio Feitosa e Francisco Pereira Borges (Chiquinho).

Nesta mesma manhã foi também lançada na Diocese, a Campanha da Fraternidade 2024, que neste ano traz como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8).

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024

Já há 60 anos a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a Campanha da Fraternidade, sempre com temáticas voltadas para a valorização da vida nos seus mais variados aspectos.

Durante a ação de graças, a comissão responsavel pela condução das ações da Campanha na paróquia de Nossa Senhora dos Remédios foi apresentada, como também o banner, tema e lema que serão refletidos com os fiéis neste ano de 2024.

Lançamento da Campanha na Diocese de Picos

De acordo com o padre Chiquinho, coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade 2024, no próximo dia 17 irá acontecer um encontro em Picos com representantes das paróquias, áreas pastorais e suas comunidades que compreendem a Diocese de Picos, onde serão distribuídos o material da campanha e explanado sobre a mesma.

Padre Chiquinho, coordenador da Campanha na Diocese

“Através desse elo, vamos fazendo a divulgação da Campanha da Fraternidade, que a Igreja aproveita para promover neste período. Esse ano, a campanha celebra 60 anos e, cada ano, a Igreja celebra um tema diferente. O tema desse ano está exatamente condizente com um momento tão necessário, quando falamos hoje das questões sociais, com tantos problemas e questões envolvidas, e é a amizade quem concilia toda essa situação que as questões sociais impõe na sociedade", disse o sacerdote.

Fiéis durante missa na manhã desta quarta-feira

Em entrevista a nossa reportagem, o bispo Dom Plínio José Luz da Silva, falou sobre a Campanha da Fraternidade. “Os bispos do Brasil têm uma preocupação muito grande hoje em dia, diante da situação da exclusão, da guerra, dos desencontros das pessoas e da violência. E por isso, propõe-se através desta edição da Campanha da Fraternidade, que trabalhemos a questão da fraternidade social, já que a amizade humana é um dom precioso, muito valioso e belo. Não adianta só o coração pessoal, sem levar em consideração a conversão para a convivência fraterna. Portanto, a campanha é uma motivação muito valiosa e envolve todos os brasileiros, principalmente os católicos, para que nos encontros de reflexão e oração possam sentir essa necessidade de construir, de ampliar, reforçar e valorizar a amizade social”, destacou.

Dom Plínio, bispo de Picos

Dom Plínio ainda falou sobre a recomendação que a Igreja apresenta para os fiéis neste tempo Quaresmal. “A primeira é a partilha através da esmola, mas esmola no sentido de ver o outro necessitado e partilhar com ele algo que seja significativo. É sentir a necessidade do outro que passa fome e a necessidade social, e que possamos partilhar. Em segundo, a escuta da palavra de Deus, através da oração íntima com Deus, sem querer aparecer, mas sim no sentimento muito forte de querer conversar com Ele e ouvir sua palavra para nortear sua vida por meio dessa palavra. E o terceiro, é o jejum, que é exatamente o exercício de alto controle. Algumas pessoas têm tudo para comer dentro de casa, enquanto outros não tem. Então, até se for possível, aquilo que você iria comer e não comeu, que dê para o outro ao invés de deixar acumular para o dia seguinte”, finalizou.

 

Momento da benção das cinzas

 

Comentários