Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Alunos do IMH surpreendem com inovação e criatividade na 2° Edição da Feira do Empreendedorismo

Publicado em 11/11/2023
Por Redação
FA-IMG-7d2275d0bd4f158be82a.jpg
FA-IMG-7d2275d0bd4f158be82a.jpg
Evento incentivou o empreendedorismo/Danilo Eliéser / Folha Atual

Por Danilo Eliéser

Na noite desta sexta-feira, 10 de novembro, o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou com sucesso a 2ª edição da Feira do Empreendedorismo. O evento, destinado às turmas do 1º Ano do Ensino Médio, proporcionou aos alunos uma experiência prática na gestão financeira e no desenvolvimento de negócios.

Veja AQUI mais imagens!

Ao longo do ano, sob a orientação do professor Erivelton Santos, responsável pela disciplina de educação financeira/empreendedorismo, os estudantes exploraram tanto a teoria quanto a prática. Divididos em grupos, criaram 12 empresas, abrangendo setores como doces, salgados, gelados, joias e acessórios.

Diversos produtos foram comercializados

Em entrevista, o professor Erivelton Santos compartilhou a dedicação ao projeto, destacando o compromisso com a educação e o orgulho pelos resultados alcançados. "O IMH se preocupa muito em dar sequência a esse projeto que, no ano passado, já foi um sucesso, e este ano tive a responsabilidade de fazê-lo crescer ainda mais. Espero que os resultados tenham sido satisfatórios, e hoje eu estou muito orgulhoso do que meus alunos apresentaram. Para chegarmos ao que temos hoje, foi necessário muito compromisso com a educação, com a escola e, principalmente, parceria com os alunos e as famílias. Inovar é preciso, e os alunos trouxeram justamente isso: inovação", afirmou.

Professor Erivelton Santos

A estudante Karlla Lorenna participou de um grupo composto por cinco pessoas, no qual criaram uma empresa chamada Crystal Craft, responsável pela venda de bijuterias, algumas fornecidas e outras feitas pelos próprios alunos. Em entrevista, além dos aprendizados em sala de aula, ela destacou a aplicação prática de conceitos de educação financeira e marketing.

Estudante Karlla Lorenna

“Essa está sendo uma experiência marcante. Além do que aprendemos e levaremos para a sala de aula, esse projeto contribuirá em várias coisas para a nossa vida pessoal, desde aprender a fazer decoração até organizar questões financeiras e de marketing. As irmãs colaboraram e apoiaram muito nossas ideias, cedendo material conforme necessário. Criamos colares, pulseiras, anéis e tiaras. Como foram quatro itens, fiquei responsável pela ornamentação e por tudo o que fosse necessário em termos de embalagens. Embora estejamos totalmente preparados, há sempre aquele friozinho na barriga quando o evento se aproxima”, disse a estudante.

Com apresentação ao vivo da cantora Ana Luísa, o evento foi aberto para o público em geral, com convite especial para as turmas de 9° ano do Ensino Fundamental, que organizarão a Feira do Emprrendedorismo em 2024.

Ana Luísa, cantora e estudante do IMH

A coordenadora de orientação educacional, Nivea Maria, ressaltou a importância da Feira do Empreendedorismo no desenvolvimento de habilidades essenciais, como trabalho em equipe, gerenciamento financeiro e organização. Ela expressou confiança de que muitos empreendedores surgirão a partir dessa experiência.

Coordenadora de orientação educacional, Nivea Maria

“Durante todo o ano, os alunos realizam diversas atividades em preparação para a Feira do Empreendedorismo. Portanto, eles aprendem estratégias para empreender, criar e desenvolver diversas habilidades, como trabalho em equipe, gerenciamento financeiro, gestão do tempo e organização, além de ferramentas essenciais para que possam empreender. Além de aprenderem para apresentar aqui no evento, essa é uma forma de adquirir conhecimentos para levar para a vida, empreendendo lá fora. Sabemos que o ensino médio não prepara apenas para o vestibular, mas também para diversas áreas da vida, incluindo o lado emocional, e envolve habilidades de criatividade, cooperação e organização”, disse a coordenadora.

A Feira do Empreendedorismo não apenas encerra a disciplina de educação financeira/empreendedorismo neste ano, mas também prepara os alunos para desafios além da sala de aula, contribuindo para o surgimento de jovens empreendedores.

Professores e equipe digirente do IMH acompanharam o evento

O evento contou com o apoio da direção, coordenação e professores, consolidando a parceria entre a escola, alunos e famílias. O sucesso deste ano reforça a continuidade do projeto, mostrando que o Instituto Monsenhor Hipólito está cumprindo seu papel de formar não apenas estudantes, mas futuros líderes e empreendedores.




 

Comentários