Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Secretaria de Agricultura de Monsenhor Hipólito auxilia criadores de gado na certificação de rebanhos contra Febre Aftosa

Publicado em 09/11/2023
Por Redação
FA-IMG-d5784f21c89cc5fedcee.jpg
FA-IMG-d5784f21c89cc5fedcee.jpg
Banner oficial da Campanha 'Piauí Sem Aftosa'/Divulgação

Por Danilo Eliéser

Com o objetivo de erradicar e prevenir a febre aftosa no município, a Secretaria de Agricultura de Monsenhor Hipólito tem apoiado os agricultores na certificação de seus rebanhos bovinos. A ação faz parte da segunda etapa de vacinação da campanha "Piauí Sem Aftosa", que está ocorrendo entre os dias 01 a 30 de novembro em todo estado.

A campanha, promovida pelo Governo do Piauí, como parte do Programa Estadual de Vigilância para Febre Aftosa (PEEFA), conta com o apoio da Prefeitura de Monsenhor Hipólito, por meio do prefeito Djalma Policarpo, e da Secretaria Municipal de Agricultura, administrada pela secretária Izabel Feitosa.

Nessa fase crucial, os criadores de gado precisam vacinar seus bovinos de 0 a 02 anos, apresentando os comprovantes na sede da Secretaria de Agricultura. Posteriormente, a equipe da secretaria encaminha esses documentos ao veterinário da ADAPI, para que seja feita a atualização do cadastro vacinal dos rebanhos.

Em entrevista, a secretária de Agricultura, Izabel Feitosa, falou sobre a importância da certificação dos rebanhos. “A atualização do cadastro de vacina dos rebanhos é um passo importante na nossa luta contra a febre aftosa. Reforçamos nosso compromisso em erradicar essa doença, que não só afeta os animais, causando sofrimento, mas também tem implicações sociais e econômicas, acarreta prejuízos sociais e embargos econômicos. Estamos trabalhando para garantir que cada vacinação seja registrada e atualizada, cumprindo o cronograma estabelecido. A colaboração entre a Secretaria de Agricultura e a ADAPI nesse processo é fundamental para alcançar esses objetivos”, destacou.

Secretária de Agricultura, Izabel Feitosa

A declaração da vacinação é obrigatória e deve ser realizada de 01 de novembro a 15 de dezembro.

Confira mais informações sobre a Campanha 'Piauí Sem Aftosa':


Comentários