Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Beneficiários do Bolsa Família passarão por fiscalização da CGU em Picos

Publicado em 16/10/2023
Por Redação
FA-IMG-9feb04f82ff8dd88f34e.jpg
FA-IMG-9feb04f82ff8dd88f34e.jpg
Informações foram repassadas em entrevista na Semtas/Danilo Eliéser / Folha Atual

Por: Danilo Eliéser

Nesta segunda-feira, 16 de outubro, o município de Picos recebeu a comitiva da Controladoria Geral da União (CGU) que realizaria a fiscalização no programa Bolsa Família, entre os dias 16 e 20 de outubro. A ação visa garantir a transparência e a eficiência desse programa de assistência social que beneficia milhões de brasileiros.

Em uma entrevista coletiva realizada na sede da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) em Picos, a coordenadora do Cadastro Único (CadÚnico) da cidade, Núbia Cristina, divulgou informações sobre a fiscalização que se destina a 60 municípios em todo o Brasil, e Picos foi um dos municípios selecionados para passar por essa auditoria.

Segundo Núbia Cristina, a Prefeitura de Picos, por meio da Semtas, recebeu um ofício da CGU e do coordenador Nacional do CadÚnico, informando sobre a necessidade dessa fiscalização. O objetivo é verificar a veracidade dos dados cadastrados pelos beneficiários do Bolsa Família, com foco especial nos chamados "cadastros unipessoais." Estes são cadastros onde os beneficiários declaram viver sozinhos, mas evidências sugerem o contrário.

De acordo com a coordenadora, foram identificados cerca de 6.900 cadastros unipessoais na cidade, enquanto a estimativa real é que menos de duas mil pessoas vivem sozinhas. O objetivo é verificar se as pessoas listadas nos cadastros unipessoais realmente vivem sozinhas ou se compartilham suas residências com outros membros da família ou pessoas não registradas.


Coordenadora do CadÚnico de Picos, Núbia Cristina

"Picos foi uma das cidades do Piauí em que o índice de inconsistências de dados no CadÚnico foi bastante significativo, especialmente no número de pessoas que o governo determinou como cadastro unipessoal. Através dessa averiguação, teremos que encontrar uma maneira de conscientizar as pessoas de que o Bolsa Família é uma ajuda destinada àqueles que não possuem nenhuma renda, para aqueles que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Embora haja muitos casos em Picos que se enquadram nesse critério, sabemos que não é esse tanto", afirmou a coordenadora.

As vistorias nas casas ocorrerão nesta quinta (19) e sexta-feira (20), sendo que a lista com os nomes e endereços dos beneficiários com possibilidade de inconsistência de dados virá destinada diretamente do Ministério do Desenvolvimento Social, em Brasília.

De acordo com a coordenadora, os beneficiários que tiverem seus cadastros considerados inadequados podem ter seus benefícios suspensos, a menos que possam comprovar que vivem em condições de pobreza ou extrema pobreza, o que é o critério para receber o Bolsa Família.
 

Comentários