Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

IMH promove exposições do Projeto Gêneros Textuais 2023

Publicado em 29/09/2023
Por Redação
FA-IMG-5df73c7819a8301fd377.jpg
FA-IMG-5df73c7819a8301fd377.jpg
Projeto foi realizado pelas turmas do Ensino Fundamental Anos Finais/Danilo Eliéser / Folha Atual

Nesta quarta e quinta-feira, 27 e 28 de setembro, o Instituto Monsenhor Hipólito (IMH) realizou a apresentação de exposições do projeto Gêneros Textuais 2023.

Veja AQUI mais imagens do dia 27!

Veja AQUI mais imagens do dia 28!

Esse projeto, já tradicional na escola, ocorre anualmente e é uma oportunidade para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais demonstrarem criatividade ao trabalharem com diversos tipos de gêneros textuais, como cordel, paródia, história em quadrinho, relatos de viagens, entre outros.

O projeto coordenado pela professora Irlane Veloso, tem como objetivo principal aprimorar as habilidades de interpretação, produção de texto, desenvoltura e oralidade dos alunos.

Em entrevista, a professora Irlane Veloso expressou sua satisfação com o desempenho dos alunos: “Este é um projeto extenso, porque todas as produções são feitas pelos alunos. E eu fico imensamente feliz quando eu vejo o rendimento, o empenho e as produções de cada um. Até mesmo aqueles que não se interessam nas aulas convencionais, dão um show no projeto e eu vejo eles brilharem. Então a minha expectativa é ver o sucesso dos meus alunos, é vê-los progredir, aprender, oralizar bem, dramatizar bem e produzir os textos da melhor forma possível”.

Professora Irlane Veloso acompanhou todas as exposições com os alunos

Esta iniciativa se estende de agosto a outubro, permitindo que os estudantes mergulhem em um aprendizado prático e envolvente. Cada turma foca em um gênero textual diferente, e este ano, o projeto também abraçou a literatura, com cada turma explorando um escritor nordestino.

O processo de aprendizado incluiu uma imersão pedagógica, onde os alunos conheceram as cidades natais dos escritores, como Oeiras, Teresina, Assaré e Exú. Eles também tiveram aulas de imersão em Picos, explorando locais de relevância cultural na cidade.

Equipe gestora do IMH também prestigiou o projeto

A aluna do 7° ano, Nayane Félix, que participou do projeto por dois anos consecutivos, compartilhou sua experiência. “A minha expectativa é muito positiva, porque eu acredito que o projeto é muito importante para o nosso conhecimento e para o nosso desenvolvimento. Além de nos trazer conhecimento sobre um único gênero textual, a gente também vai conhecer outros gêneros com outras turmas. E um outro ponto positivo é que para participar, nós também fizemos uma visita em campo, que nos ajudou a conhecer a história e a cultura do nosso Nordeste”, afirmou.

Nayane Félix, estudante

A estudante, Alana Antonelyana, também, expressou seu apreço pelo projeto e seu compromisso em apoiar as próximas turmas que participarão no futuro.

Alana Antonelyana, estudante

“Eu acho esse projeto importantismo. É um conhecimento além da sala de aula, além dos livros e, para quem presta atenção, é muito interessante a diversidade de informações que é passada entre eles. Esse é o meu último ano participando do projeto Gêneros Textuais, mas a partir do próximo ano eu serei a pessoa que estará na plateia batendo palmas para os próximos alunos que apresentarão”, disse a estudante.


 

Comentários