Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Escolas de Picos são selecionadas para Programa de Monitoria Estudantil

Publicado em 30/08/2023
Por Redação
FA-IMG-eb66c30cf7e14f7ba6f4.png
FA-IMG-eb66c30cf7e14f7ba6f4.png
Unidade Escolar Normal Oficial de Picos foi uma das contempladas/Google Maps

Por: Danilo Eliéser

O governo do Piauí, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), anunciou a inclusão de cinco escolas de Picos no Programa Oportunidade Jovem, no eixo de Monitoria Estudantil de Nível Médio. O programa tem como objetivo proporcionar a inserção produtiva de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, permitindo aos estudantes da Rede Pública Estadual vivenciar uma primeira experiência profissional.

As instituições contempladas foram as Unidades Escolares Ozildo Albano; Teresinha Nunes; Araújo Luz; Normal Oficial de Picos; e o CETI Miguel Lidiano. A Unidade Escolar Ozildo Albano teve 4 vagas homologadas e nota final do projeto avaliada em 10, enquanto as demais escolas tiveram 2 vagas homologadas e nota final 9.

As inscrições para o programa estão abertas até a próxima quinta-feira, 31 de agosto. Os alunos das instituições de ensino selecionadas podem se inscrever diretamente em suas respectivas escolas.

Com um investimento inicial de R$ 26 milhões, o Programa Oportunidade Jovem prevê a criação de 10 mil oportunidades de trabalho e emprego para jovens entre 14 e 29 anos até 2024. Nessa fase inicial, serão disponibilizadas 1.000 vagas para estudantes regularmente matriculados na 2ª e 3ª séries do Ensino Médio na Rede Pública Estadual, divididas igualmente entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os selecionados para a monitoria receberão uma bolsa mensal de R$ 350,00 por um período de 4 meses, alinhado ao calendário escolar de cada instituição. A seleção dos monitores será baseada no desempenho acadêmico dos estudantes, e eles serão responsáveis por acompanhar até dois grupos de vinte colegas na escola em que estão matriculados.

O início das atividades da monitoria está agendado para 13 de setembro de 2023, sendo supervisionadas por professores e seguindo os projetos apresentados pelas escolas.
 

Comentários