Domingo, 06 de Outubro de 2024

Prefeitos piauienses irão fechar Prefeituras no próximo dia 30 em protesto as sucessivas quedas do FPM

Publicado em 18/08/2023
Por Redação
FA-IMG-91f0ca2afdc59cd048fb.jpg
FA-IMG-91f0ca2afdc59cd048fb.jpg
Mobilização acontece no próximo dia 30/Divulgação

Com o apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM), os prefeitos do Estado do Piauí irão realizar no próximo dia 30 de agosto, uma grande paralisação nas Prefeituras, com o objetivo de chamar a atenção do Governo Federal quanto aos prejuízos causados com as sucessivas quedas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Além de decretarem ponto facultativo nas Prefeituras, neste dia também está previsto para acontecer uma grande mobilização por meio de uma concentração dos prefeitos em frente à sede da Receita Federal, em Teresina.

O movimentado, intitulado de “Sem FPM não dá”, busca alertar o Governo Federal que com os sucessivos cortes nos repasses federais os municípios terão prejuízos incalculáveis, podendo comprometer o andamento dos serviços em todas as áreas da administração pública, inclusive, obriga-los até demitir funcionários.

De acordo com o prefeito de Caridade do Piauí e presidente da APPM, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, a mobilização irá acontecer no dia 30 de forma integrada com Associações de Prefeitos de outros estados do Nordeste.

Toninho, presidente da APPM

O prefeito de Fronteiras, Eudes Agripino Ribeiro, afirmou a nossa reportagem que nenhum município de porte pequeno, que tem como arrecadação maior o FPM, conseguirá gerir as obrigações caso as receitas oriundas do Governo Federal continuem do jeito que estar. “Estamos nos mobilizando por entendermos que caso continue do mesmo jeito muita coisa será mudada nos municípios, ficando até mesmo impossibilitados de mantermos a máquina pública funcionando”, destacou.

Eudes, prefeito de Fronteiras

Admaelton Bezerra, prefeito de São José do Piauí e atual vice-presidente da APPM, também manifestou sua preocupação quanto a situação vivida no momento. “Converso com muitos gestores e todos estão passando pela mesma dificuldade, principalmente os de municípios pequenos, pois a maior fonte de recurso que é o FPM vem constantemente caindo, dificultando assim, realizarmos uma gestão de resultados. Em nome da APPM, convido todos os gestores para juntos se unirmos nesta luta em prol da municipalidade”, finalizou.

Admaelton, vice-presidente da APPM

 

Comentários