Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Mais de 900 áreas com ‘gatos’ de energia são regularizadas no Piauí

Publicado em 13/08/2023
Por Redação
FA-IMG-fd9124fc26e944a7475a.png
FA-IMG-fd9124fc26e944a7475a.png
Localidades com ligações irregulares de energia são mapeadas pela Equatorial Piauí/Shutterstock

Cerca de 900 localidades com ligações de energia irregulares, o famoso ‘gato’, foram regularizadas pela Equatorial Piauí nos últimos dois anos. De acordo com a empresa, no ano passado, 755 áreas foram regularizadas e, neste ano, o número chega a 150. Para combater a prática, foram investidos aproximadamente $40 milhões entre 2019 e 2022. 

Além de causar acidentes e sobrecargas na rede elétrica, ligações clandestinas de energia causam prejuízo de R$ 50 milhões no Piauí . Só em 2022, a Equatorial Piauí identificou mais de 20 mil gambiarras e fraudes na rede elétrica do Estado. Em dois meses, mais de 1 tonelada de fios irregulares foram retirados de postes.

Segundo o executivo de recuperação de energia da Equatorial, o famoso 'gato' prejudica o fornecimento de energia para os clientes regulares. “Nós temos equipes especializadas em mapear essas áreas com gambiarras. Após o mapeamento, trabalhamos no levantamento e projeto das obras para levar energia regular a esses locais e seguimos para a execução em campo”, explica.

O principal requisito para que seja possível a distribuição correta do fornecimento de energia é a regularização fundiária, que é um processo executado pelas prefeituras, governo estadual ou federal, a depender da localização da área. 

“Fazemos contato direto com o poder público para entender como está esse processo em grandes terrenos que foram ocupados para moradia e somente com a oficialização de que a área é regular, iniciamos o trabalho de regularização do fornecimento. Muitas vezes, precisamos retirar as gambiarras antes desse processo para evitar sobrecarga na rede e prejuízo aos clientes já inseridos no sistema”, destaca André Conrado.

Fonte: Portal O Dia

Comentários