Sábado, 05 de Outubro de 2024

Secretaria de Educação de Inhuma realiza I Seminário Municipal do PPAIC

Publicado em 04/08/2023
Por Redação
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Seminário contou com grande número de profissionais/Ranon Kenned

Na manhã desta quinta-feira, 03 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Inhuma promoveu o I Seminário Municipal do PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa). O evento, que teve como tema central 'Avaliar para Ensinar', reuniu educadores, gestores e autoridades locais em um encontro dedicado à disseminação de boas práticas educacionais.

O Seminário contou com a presença do prefeito, Elbert Holanda; da primeira-dama e atual presidente da Câmara, Andrea Alves; da secretária de Educação, Ana Luiza Gonçalves; da coordenadora municipal do PPAIC de Inhuma, Iracy Cardoso; do formador do Ciclo Municipal de Alfabetização, Franklin Mendes; da formadora da Educação Infantil, professora Aparecida Sousa; e do coordenador Estadual do PPAIC, professor mestre Cleverson Moreira Lino, que foi o conferencista do evento. Também estiveram presentes gestores e formadores da educação municipal, a equipe regional do PPAIC, representada pela gerente Regional de Educação da 7° GRE, Kátia Leite, bem como representantes do município de Valença, dentre as quais, a secretária de educação - Edna Quaresma 
 

A programação foi iniciada com a composição da mesa de honra e entoação do Hino de Inhuma. Em seguida, as autoridades presentes se pronunciaram, enfatizando a importância do evento para o desenvolvimento da educação no município e destacando a dedicação e compromisso dos educadores em busca de uma educação de qualidade.

Logo após, foi realizada uma palestra com o tema central do encontro, proferida pelo coordenador Estadual do PPAIC, Cleverson Moreira, que explicou sobre a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem.


Coordenador Estadual do PPAIC, Cleverson Moreira

Em seguida, o I Seminário Municipal do PPAIC de Inhuma contou com a apresentação de 23 Boas Práticas, distribuídas nas categorias Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e Gestão Escolar. Cada categoria apresentou suas melhores práticas, que foram avaliadas por uma banca especializada. As práticas mais bem avaliadas de cada categoria serão selecionadas para representar o município no Seminário Regional e, possivelmente, no estadual.

Boas Práticas do programa foram apresentadas

As Boas Práticas apresentadas pelos educadores de Inhuma abrangeram temas como estratégias de alfabetização, metodologias inovadoras de ensino, projetos de acolhimento dos estudantes para avaliações e iniciativas de valorização dos professores.

O prefeito Elbert Holanda parabenizou toda equipe educacional do município pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo na área da educação, com resultados, segundo o gestor, bastante positivos.

"Acreditamos que a troca de experiências é essencial para o crescimento da educação em nosso município. Estamos muito orgulhosos do engajamento e dedicação de nossos educadores, que têm buscado constantemente aprimorar suas práticas pedagógicas e tornar a aprendizagem uma experiência enriquecedora para nossos estudantes", ressaltou a Professora Ana Luiza Gonçalves Rodrigues, Secretária Municipal de Educação.

O I Seminário Municipal de Boas Práticas do PPAIC de Inhuma encerrou-se com um sentimento de otimismo e motivação para a continuidade do trabalho em prol da educação de excelência no município. As expectativas estão altas para a participação das práticas selecionadas no Seminário Regional, onde Inhuma terá a oportunidade de mostrar seu potencial educacional e trocar conhecimentos com outros municípios do estado.

O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com  os municípios, uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa, com o propósito de assegurar as condições  necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem  ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio  das competências de leitura, escrita e letramento  matemático e, consequentemente, com habilidades para  avançar nos estudos de forma autônoma.

 

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