Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Em Teresina, prefeito Zé Wlisses busca soluções para abastecimento de água de Simões

Publicado em 02/08/2023
Por Redação
FA-IMG-1f36409b7fc820805cdb.jpg
FA-IMG-1f36409b7fc820805cdb.jpg
Prefeito Zé Wlisses e Georgiano Neto em reunião na Agespisa/Reprodução

Por: Danilo Eliéser

Na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, o prefeito de Simões, José Wilson de Carvalho, o Zé Wlisses, acompanhado do deputado estadual Georgiano Neto, esteve na capital do Estado para discutir medidas emergenciais para o abastecimento de água no município.

A reunião, que aconteceu na sede da Agespisa, contou com a participação do diretor operacional da empresa, Dr. Leonardo Sousa e do deputado estadual, Georgiano Neto, e teve como principal pauta a preocupante situação da barragem de Salgadinha, que se encontra em fase crítica de volume de água.

Durante o encontro, foram tratadas estratégias para contornar a crise hídrica em Simões. Uma das medidas adotadas será o deslocamento de duas equipes da Agespisa, uma delas para Simões, a fim de tentar captar mais água da Barragem de Salgadinha. Para isso, serão utilizados canos mais alongados e motores adaptados para alcançar a parte mais funda do manancial. A outra equipe será direcionada para a Barragem de Poço de Marruá, localizada em Patos-PI, para reforçar a captação de água destinada à cidade.

O Prefeito Zé Wlisses demonstrou grande preocupação com o abastecimento tanto na sede do município quanto na zona rural. Atualmente, os mananciais próximos à região estão secos ou com capacidade inferior a 10%, tornando a situação ainda mais desafiadora.

Deputado Georgiano acompanhou o prefeito na reunião

Diante da escassez hídrica, o gestor autorizou a perfuração de poços tubulares como uma tentativa de encontrar fontes alternativas de água para a população, entretanto, é importante destacar que a região possui o cristalino muito difícil de encontrar água com abundância no subsolo, o que torna o processo de perfuração um desafio.

O Diretor Operacional da Agespisa, Dr. Leonardo Sousa, se comprometeu a trabalhar em melhorias na captação em Poço de Marruá, com o objetivo de garantir o abastecimento de toda a cidade de Simões.

Para enfrentar a crise hídrica, será necessário que a água seja fornecida de outros municípios, pois os mananciais locais não possuem a quantidade suficiente para suprir a demanda da população.

 

Comentários