Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Fiscalização indica focos e causadores de incêndios em Picos

Publicado em 24/07/2023
Por Redação
FA-IMG-9638dee4d6b7bacadbb0.jpg
FA-IMG-9638dee4d6b7bacadbb0.jpg
Incêndio/Reprodução

Por Renata Arrais

Picos, é uma cidade de rica biodiversidade e vastas reservas naturais, porém ela enfrenta em determinados períodos do ano uma grave crise de queimadas devido as altas temperaturas e a vegetação seca.

De acordo com a fiscalização do munícipio, a maior incidência de queimadas são em bairros novos onde há uma grande zona de mata seca.

Um fator que contribui para esse aumento é a negligência das pessoas, que muitas vezes optam por queimar o lixo causando maiores focos de incêndios. Também existem os incêndios acidentais, onde pequenas fagulhas tocam a vegetação seca e aumentam o risco de queimadas.

Regis Feitosa trabalha no setor de fiscalização da Secretária de Meio Ambiente de Picos e destaca que os incêndios podem acontecer por diversos motivos.

“Sempre no período de estiagem que é quando começam as queimadas na região de Picos a um aumento dos incêndios devido as altas temperaturas. O maior foco de incêndio é nas matas secas, em alguns casos devido a negligência das pessoas ou a acidentes, inúmeros fatores podem levar ao início de um incêndio”, disse Regis Feitosa.

Outro fator que influência o aumento das queimadas é o descarte irregular de lixo pois alguns materiais como vidros quebrados, metais e materiais inflamáveis, podem atuar como fonte de ignição para incêndios.

(Foto: Reprodução)

O lixo acumulado em áreas urbanas e periurbanas proporciona um aumento significativo na quantidade de material inflamável disponível e dificulta a limpeza e a prevenção de incêndios florestais.

Regis Feitosa também explicou o que a população deve fazer se avistar um foco de queimadas. “Se a pessoa presenciou um foco de queimada ela deve ligar imediatamente para os bombeiros para que eles façam a contenção de incêndio pois o papel da Secretaria de Meio Ambiente é inibir e educar a população a ter o máximo de cuidados para não causar esses incêndios”, disse Regis Feitosa.

  (Foto: Reprodução)           

 

Comentários