Domingo, 20 de Julho de 2025

Especialistas recomendam estratégias de estudo para quem não iniciou a preparação para o ENEM

Publicado em 07/06/2023
Por Redação
FA-IMG-9af5ec0ef2634a388c06.png
FA-IMG-9af5ec0ef2634a388c06.png
Enem/Reprodução

Por Renata Arrais

Nesta segunda-feira, 05 de junho, as inscrições para o Enem 2023 foram abertas aos estudantes de todo o país. O Exame Nacional do Ensino Médio, que se tornou a principal forma de acesso ao ensino superior, será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Aqueles que desejam participar do Enem terão até o dia 16 de junho para efetuarem suas inscrições.

Para se cadastrar, é necessário acessar a página do participante no site do Enem e preencher os dados solicitados. Além das informações pessoais, como nome completo, número do CPF e data de nascimento, os candidatos deverão informar se necessitam de atendimento especializado, como por exemplo, para pessoas com deficiência.

O Enem vem sendo cada vez mais reconhecido como uma forma de ingresso nas universidades e institutos federais de todo o país. Desde 2010, as notas do exame são utilizadas para acesso a programas como Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Porém, com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitos estudantes ainda não iniciaram sua preparação para a prova. Para ajudar esses candidatos, especialistas recomendam algumas estratégias de estudo.

O primeiro passo é montar um cronograma de estudos, de acordo com as matérias que precisam ser revisadas. É importante estabelecer metas diárias e semanais, para garantir que todo o conteúdo seja estudado até a data da prova.

Outra dica é fazer simulados, que ajudam a identificar as dificuldades e a conhecer o estilo das questões que serão aplicadas no ENEM. Além disso, é importante praticar a redação, que tem um peso significativo na nota final.

Porém, os especialistas alertam que, apesar de toda a preparação, é fundamental não se cobrar demais. O excesso de pressão pode prejudicar o desempenho na prova e levar à ansiedade e ao estresse.

É importante estudar com dedicação, mas sem se esquecer de cuidar da saúde mental e física. Com planejamento e equilíbrio, os estudantes podem se preparar para o ENEM e para outras oportunidades de ingresso no ensino superior.

 

 

 

Comentários