Domingo, 06 de Outubro de 2024

Governo anuncia redução de impostos para carros populares novos

Publicado em 25/05/2023
Por Redação
FA-IMG-5c1a44f6f8a29ed04e7d.jpg
FA-IMG-5c1a44f6f8a29ed04e7d.jpg
Impostos dos carros/Reprodução

Em uma iniciativa voltada para estimular a indústria automobilística e enfrentar os desafios econômicos, o governo federal anunciou nesta quinta-feira (25), coincidindo com o Dia da Indústria, uma série de medidas para reduzir os custos dos carros populares no país.

As medidas foram reveladas após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e a equipe econômica, juntamente com representantes do setor automotivo, no Palácio do Planalto.

O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, ao lado do presidente Lula em reunião com entidades do setor automotivo Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Uma das principais ações relacionadas à indústria automobilística é a aplicação de descontos no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) para veículos com valor de até R$ 120 mil. Para veículos com valor acima desse limite, nenhuma alteração foi anunciada até o momento. O objetivo, segundo o ministro, é que ocorram descontos nos preços entre 1,5%, no mínimo, e 10,79%, no máximo, a partir da redução de impostos federais, como IPI e PIS/Cofins.

Embora os detalhes sobre os descontos não tenham sido divulgados, Alckmin afirmou que "quanto menor for o valor do veículo, tornando-o mais acessível, maior será o desconto concedido".

Fonte: Meio Norte

Comentários