Domingo, 06 de Outubro de 2024

O esporte como transformador de vidas

Publicado em 27/04/2023
Por Redação
FA-IMG-f8c6085a3b943183348b.jpg
FA-IMG-f8c6085a3b943183348b.jpg
Jovens e Adolescentes competem/arquivo pessoal Semear Athletics

Por Carolina Santos/ Estagiária da UESPI

O Projeto Semear nasce de um sonho de tornar um povoado melhor e com mais oportunidades para as novas gerações, seu idealizador é o Heraldo Filho, apaixonado pelo povoado Torrões viu no esporte uma nova oportunidade para não ver crianças entrando no vicio do álcool.

O Semear Atlhetics foi criado em 2015, inspirado em uma matéria vista no programa do Luciano Huck. De inicio o projeto oferecia oficinas de libras, inglês, teatro e xadrez, as aulas ocorriam aos sábados no colégio do povoado Torrões.

” Em vez de ficarem olhando pessoas bebendo no bar, eles passavam o sábado aprendendo,” relata o idealizador do projeto.

Em 2017 o projeto é voltado para o atletismo e também da início as competições.

João Guilherme um dos integrantes do projeto relata o quanto o Semear mudou a sua vida.

“ Eu sempre via os meninos correndo e tinha vontade mas achava que isso não era pra mim por eu ser “gordinho”. No inicio quando entrei, eu não vou mentir, eu queria viajar, conhecer lugares, mas quando fui crescendo, fui criando foco no Brasileiro, no Sul-americano,” afirma o atleta. 

Yara é velocista e uma das primeiras participantes do projeto e ganhadora de medalhas relata quais são as suas metas.

“Fico muita emociona em falar, este projeto está mudando vidas chamei minha mãe os meus primos também. Minhas metas esse ano é 21 km e eu vou tá lá levando o nome do nosso clube como atleta feminina e ainda dando garra para as meninas,” relatou a velocista.

O esporte pode mudar vidas, dando esperança a jovens, crianças e adolescentes, mostrando outros caminhos a ser seguidos. O projeto Semear tem ganhado os corações dos moradores do povoado e também tem ultrapassado fronteiras dos estados levando os seus atletas para competições.

Recentemente alunos do curso de jornalismo da UESPI campos de Picos fizeram um documentário enaltecendo está linda iniciativa.  

Comentários