A inauguração oficial do Complexo Solar Caldeirão Grande 2, da Ibitu Energia, foi realizada nesta terça-feira (18/4), às 10h, no município de Caldeirão Grande do Piauí. Operando com 100% da capacidade instalada de 252 megawatts-pico (MWp) desde o dia 18/2, quando a última de suas sete usinas entrou em operação comercial, CG2 gera energia limpa equivalente ao consumo de mais de 280 mil casas brasileiras - suficiente para evitar a emissão de 298 mil toneladas de CO2 por ano - e reforça o compromisso da empresa de ser Net Zero até 2027.
Confira AQUI mais imagens!
Além dos executivos representantes da Companhia, também estiveram presentes autoridades locais, como o vice-governador do Estado do Piauí, Themístocles de Sampaio Pereira Filho; o prefeito de Caldeirão Grande, Douglas Filipe Sousa Gonçalves; a vice-prefeita Zulene Pereira; e os deputados estaduais Georgiano Neto e Simone Pereira, Secretários de Estado; além de vários prefeitos e lideranças políticas da região.
Durante a solenidade, o Diretor de Implantação da Ibitu, Paulo Bombassaro, agradeceu a todos que fizeram parte da construção do Complexo e afirmou que, mesmo com os desafios de tamanho e tempo de execução do projeto, a Companhia estava confiante no resultado: "Conhecíamos a capacidade dos nossos times e de todos os parceiros que fariam essa jornada ser bem-sucedida. Com CG2, aumentamos a nossa presença no Piauí e, somando com nosso Parque Eólico Caldeirão Grande 1, temos hoje 402 MW na região. Esse é mais um importante passo da Ibitu para continuar contribuindo com a grande transformação pela qual o setor elétrico brasileiro está passando", ressaltou.
Paulo Bombassaro, Diretor de Implantação da Ibitu
O vice-governador do Piauí, Themístocles de Sampaio Pereira Filho, destacou a importância do empreendimento para o Estado: "A área do Complexo Solar, que tem em torno de 400 hectares, produz mais energia do que a usina de Boa Esperança, gera desenvolvimento e traz muitos benefícios para todos no Piauí. Agradeço à Ibitu e espero que venham novos projetos para desenvolver ainda mais esse setor de energias renováveis aqui no nosso Estado".
Vice-governador esteve presente na solenidade
Em entrevista a nossa reportagem, o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, falou de sua alegria pelo momento vivido. “Ficamos felizes em Caldeirão Grande ser o único município que existe um Parque Solar híbrido, que é a junção de Energia Eólica e Solar. Isso soma ao desenvolvimento de nossa cidade, da região, trazendo progresso, desenvolvimento, geração de emprego e renda, e com isso ficamos felizes em estar inaugurando um empreendimento como este, de energias renováveis”, disse.
Prefeito Filipe, de Caldeirão Grande do Piauí
O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), prefeito Toninho de Caridade, também destacou importância do Complexo Solar. “O Território do Vale do Itaim é uma região que vem se destacando quanto às energias renováveis, e com certeza é uma inauguração que surge com grande investimento e que favorece toda esta região, oxigenando mais economia, empregos e de certa forma contribuindo com o Meio Ambiente através de energias totalmente limpa”, finalizou.
Toninho, presidente da APPM
A construção de CG2 levou pouco mais de 1 ano e, nesse período, a obra chegou a ter quase mil pessoas trabalhando simultaneamente, sendo que 60% eram de Caldeirão Grande e das cidades próximas. Além disso, uma das etapas de pré-montagem dos trackers contou com 100% de mão de obra feminina, por meio da contratação de mulheres da região. Já foram cerca de R$816 milhões investidos no projeto, sendo R$429 milhões financiados pelo Banco do Nordeste (BNB), que também teve representantes no evento.
O Complexo Solar da Ibitu representa um aumento de 28% na capacidade instalada da empresa, reforça o seu crescimento em projetos solares e a coloca como um dos principais players de geração solar e renovável do Brasil.
Complexo Solar conta com amplo espaço em Caldeirão Grande
Vice-governador foi recepcionado no Aeroporto em Araripina por prefeitos e lideranças