Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Piauí tem 154 cidades que dependem exclusivamente dos serviços do SUS

Publicado em 06/03/2023
Por Redação
FA-IMG-975808a0ad77934869c8.jpg
FA-IMG-975808a0ad77934869c8.jpg
Sistema Único de Saúde (SUS)/Reprodução

O Sistema Único de Saúde (SUS) está presente em todos os 5.570 municípios do País, entretanto mais de um terço deles não conta com atendimentos médicos privados. Segundo o levantamento feito pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 154 municípios do estado do Piauí vivem nesta situação.

Para o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, os números reforçam a importância da valorização do SUS. O secretário explica que o acesso ao sistema público de saúde não aborda apenas a questão econômica, mas a geográfica também. “Oferecer saúde de qualidade para toda a população buscando combater as iniquidades é obrigação do SUS. É ele que chega onde a iniciativa privada nem sempre tem interesse”, esclarece.

O levantamento do CNES também apontou que a região nordeste apresentou o maior número de pessoas que vivem em municípios sem nenhuma oferta médica nos serviços privados, com mais de 8,9 milhões de brasileiros. Em seguida a região norte com mais de 2,9 milhões de pessoas que contam somente com o SUS.

O estado que mais concentra municípios nesta situação é Minas Gerais, com 226, seguido por São Paulo, com 181, Piauí com 154, Rio Grande do Sul com 153 e Maranhão com 130. Apenas o Distrito Federal não entra na lista.

No Brasil, mesmo em cidades que não contam com hospitais e serviços especializados, estão presentes pelo menos estabelecimentos de Atenção Primária, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para conferir onde fica a UBS mais próxima de onde você mora, acesse o Conecte SUS (https://conectesus.saude.gov.br/home)


Fonte: Ministério da Saúde

Comentários