Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Rejane Tavares assume Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e fala como pretende gerir a pasta

Publicado em 06/01/2023
Por Redação
FA-IMG-34e75ffd81508d6412d5.jpg
FA-IMG-34e75ffd81508d6412d5.jpg
Rejane Tavares, secretária da Agricultura Familiar/Folha Atual

Durante a posse dos secretários de Estado do Piauí, realizada na noite desta quinta-feira, 05 de janeiro, no Centro de Convenções de Teresina, a nova secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, falou à nossa reportagem como pretende gerir a pasta.

De acordo com ela, sua gestão vai reforçar o processo de comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, além de fortalecer a implementação desses produtos no mercado institucional, através de programas sociais, como o PNAE  (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

A secretária também afirmou que vai buscar novas parcerias com setores empresariais para colaborar com o processo de transferência de tecnologias apropriadas para todas as regiões.

Questionada sobre projetos para a região de Picos, Rejane Tavares respondeu: “Nós estamos hoje juntamente com o FIDA e com o Banco Interamericano, renovando o projeto ‘Viva o Semiárido’, que deverá ter todos os seus tramites aprovados até junho deste ano. É um projeto que fortalece as associações, as cooperativas e as comunidades, não só de Picos, mas da região Semiárida como um todo, trabalhando com tecnologias apropriadas para o semiárido e com a inserção de animais que são apropriados ao clima da região”, afirmou.

Nossa reportagem também conversou com o deputado Francisco lima, esposo de Rejane Tavares, que destacou o entusiasmo para a gestão dos novos secretários. “Temos muitos nomes novos para o Secretariado estadual e estamos com uma grande expectativa para que tenham um bom desempenho. Eu acho que esse é um novo governo que dará continuidade ao mesmo projeto, mas agora com novas pessoas, novos projetos e adequação aos novos tempos, em que a comunicação digital é mais forte e exige mais serenidade”, destacou o parlamentar.

Deputado Francisco Limma

Sobre o trabalho de sua esposa, o deputado acredita que Rejane dará o melhor de si para potencializar a agricultura familiar no estado. “Essa foi uma escolha do próprio governador, que apresentou a sugestão, e nós de fato terminamos endossando isso. Rejane é técnica na área de planejamento e tem uma experiência grande na área do desenvolvimento rural, e por isso isso eu estou com uma expectativa muito boa para a sua gestão. A base da equipe é a mesma e a ideia é dar uma maior dinâmica para a Secretaria de Agricultura Familiar, investindo na infraestrutura produtiva, na inclusão das famílias mais pobres, cuidando das indústrias e potencializando a produção de alimentos saudáveis no nosso estado”, destacou.

 

Comentários