Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Em entrevista ao Folha Atual, petista confirma que presenteou Lula com caneta comprada em Picos

Publicado em 06/01/2023
Por Redação
FA-IMG-bc23ebaf2abb3924cc54.jpg
FA-IMG-bc23ebaf2abb3924cc54.jpg
Fernando Meneses revelou que deu a caneta citada por Lula na posse/Folha Atual

Durante a solenidade de posse dos novos secretários estaduais realizada na noite desta quinta-feira, 05 de janeiro, no Centro de Convenções de Teresina, a reportagem do Portal Folha Atual conversou com o homem que revelou ter presenteado a caneta que o presidente Lula disse ter recebido no Piauí durante comício no estado.

Antes de assinar o termo de posse, no dia 1º de janeiro deste ano, Lula disse: "Eu estou vendo aqui o ex-governador do Piauí, companheiro Wellington (Dias) e eu queria contar uma história. Em 1989, eu estava fazendo comício no Piauí. Foi um grande comício, depois fomos caminhar até a Igreja São Benedito (Teresina). Ao terminar o comício, um cidadão me deu essa caneta e disse que era para eu assinar a posse, se eu ganhasse as eleições de 1989. Eu não ganhei as eleições de 1989, não ganhei em 1994, não ganhei em 1998. Em 2002, eu ganhei as eleições e, quando cheguei aqui, tinha esquecido a minha caneta e usei a do senador Ramez Tebet. Em 2006, assinei com a caneta aqui do Senado. Agora, eu encontrei a caneta. E essa caneta aqui é uma homenagem ao povo do Piauí", disse Lula.

Fernando Meneses, filiado ao PT há mais de 32 anos, natural da cidade de Altos (PI), residente atualmente em Teresina, confirmou a nossa reportagem que foi ele sim que deu a caneta para o presidente, em 1989.

Em entrevista ao Folha Atual, Fernando Meneses deu sua versão como tudo aconteceu. “A história dessa caneta é a seguinte. Eu comprei ela na sua cidade, Picos. Eu estava lá (Picos) querendo vir para Teresina, pois sabia que o presidente Lula estava lá fazendo campanha eleitoral. Com muita febre, e entrei em um boteco para tomar um conhaque com limão no sentido de aliviar, aí tinha umas canetas penduradas na linha americana. Eu comprei duas canetas e deu uma pra ele aqui em Teresina, e brinquei dizendo que era para assinar o termo de posse. Foi em 89 e eu já estava fazendo campanha pra o Lula”, disse.

Fernando Meneses, que é tio da judoca piauiense Sarah Meneses, revelou ainda que tem uma relação de amizade com o presidente desde muito tempo e que sempre que ele (Lula) vem ao Piauí, lhe dá algum presente. “Toda vez que ele vinha em Teresina eu dava um presente pra ele, boné, camisa... Uma vez dei um saco de castanha”, disse.

O petista revelou também ao Folha Atual que na noite desta quarta-feira, 04 de janeiro, o próprio presidente Lula ligou para ele por meio de uma chamada de vídeo no celular, e que teria mostrado a caneta que ganhou, onde confirmou ser a mesma. “Aproveitei e fiz alguns pedidos. Disse a ele que não iria pedir nada pra mim, mas para o Piauí. Falei sobre a construção do Porto, da questão da fome, da ampliação da Universidade Federal do Piauí que está sucateada, da ampliação da Universidade Aberta, mas uma das coisas que eu mais pedi a ele foi que erradicasse a fome no Estado do Piauí”, finalizou.

 

Comentários