Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Piauí tem 2º maior índice de presença no 1º dia de provas do Enem

Publicado em 14/11/2022
Por Redação
FA-IMG-934e4ccbd9a3ae16d30a.png
FA-IMG-934e4ccbd9a3ae16d30a.png
Enem 2022/Reprodução

O Piauí registrou, no domingo, 13 de novembro, a segunda maior taxa de presença no primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Piauí teve 83.445 inscritos, sendo que 62.522 compareceram aos locais de aplicação, representando 74,9% de presença, ficando acima da média nacional, que ficou em 72,1%.

Em primeiro lugar ficou o estado de Sergipe, com percentual de 76,2%.

Os participantes realizaram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". O exame continuará no próximo domingo, 20 de novembro, quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital.

Balanço do Enem no Piauí

O primeiro dia do Enem 2022 foi marcado pela tranquilidade no processo. O Centro Integrado de Comando e Controle, instalado na Secretaria de Segurança Pública, viabilizou mais de 9  viaturas, 58 na capital e 33 no interior.  O esquema montado por Policiais Militares, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), e da Fundação Getúlio Vargas, se dividiram em equipes para o policiamento ostensivo e para ter agilidade no monitoramento dos 405 locais de prova, 102 na capital e 303 no interior. 

As ocorrências registradas na capital foram relacionadas a perturbação do sossego em regiões próximas aos locais de prova e no interior dois candidato foragidos da justiça foram presos através de um trabalho realizado em parceria com a Polícia Federal no Piauí. 

As prisões aconteceram na cidade de Barras e União. Em Barras, um homem de iniciais L.B.R., de 41 anos, foi preso por Estupro de vulnerável e em União, um homem de iniciais M.V.S.F., de 29 anos, foi preso por Furto Qualificado.

De acordo com o major Audivam Nunes, coordenador Centro Integrado de Comando e Controle, o Enem 2022 ocorreu de forma tranquila no primeiro dia de provas. ´´Nos conseguimos proporcionar segurança para mais de 80 mil candidatos que realização a prova do Enem 2022, durante o primeiro domingo de prova ocorreram duas prisões, por mandados de prisão em aberto e ocorrências sobre falta de energia foram monitoradas em apenas dois locais de prova e solucionadas com bastante brevidade,'' contou Major Audivam Nunes.

Fonte: Meio Norte

Comentários