Segunda-Feira, 07 de Outubro de 2024

Ausência de habilitação ainda é o principal problema do trânsito de Picos, diz Genesiano

Publicado em 02/10/2013
Por Jailson Dias
b5f7bca68d4d28ac66f620ef75a8.jpg
b5f7bca68d4d28ac66f620ef75a8.jpg
Sargento relata principais infrações cometidas na cidade de Picos/Jailson Dias

De volta a ativa desde março desse ano de 2013, dessa vez comandando a Guarda Municipal de Trânsito, o sargento Genesiano informa que a ausência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ainda é o principal problema verificado no trânsito picoense. “Se você parar 20 motocicletas, 10 com certeza não são habilitadas, e essas pessoas se acham no direito de andar na impunidade”, lamentou.

Outro grave problema verificado no trânsito local pelo sargento são os adolescentes, dirigindo e pilotando veículos automotivos, em sua maioria contando com a conivência dos pais. “Nós esperamos que as pessoas se conscientizem e não entreguem seus veículos para menores, pois é o mesmo que está entregando uma arma”, declarou.

Para o sargento todos os problemas de trânsito na cidade de Picos tem origem “cultural”, algo que já vem enraizado há muito tempo cujos maus hábitos não sumirão rapidamente. No entanto, em alguns casos já podem ser percebidos os avanços, como o uso do capacete que teria aumentado em 80%. Quanto ao cinto de segurança a situação é diferente, ainda há uma grande resistência.

Suborno

Em seu trabalho do dia a dia os guardas municipais ainda recebem muitas tentativas de suborno. O sargento relatou que no evento promovido pela Igreja Católica no domingo (20/10) quando muitos jovens foram às ruas um guarda foi abordado por um casal de jovens que lhe ofereceram dinheiro para que ele rasgasse a multa que havia acabado de redigir.

O sargento diz que em um caso assim o autor da tentativa pode até receber voz de prisão se houver uma autoridade policial, e esta for alertada, mas geralmente os guardas optam apenas pela recusa do dinheiro fácil, sem maiores prejuízos para o infrator que não a multa.

Comentários