Sábado, 05 de Outubro de 2024

Bancada feminina na Alepi fica com nove deputadas

Publicado em 12/01/2013
Por Jailson Dias
f7bbd5be4cc486c709d0f4732e94.jpg
f7bbd5be4cc486c709d0f4732e94.jpg
Amparo Landim presta juramento /Caio Bruno

Com a posse do ex-deputado Firmino Filho (PSDB) na Prefeitura de Teresina, sua vaga no Parlamento estadual foi ocupada pela primeira suplente da coligação DEM/PSDB, Amparo Landim, que migrou do DEM para o PSD. A solenidade foi realizada no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, e comandada pelo presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (PMDB). Amparo obteve mais 20 mil votos nas eleições de 2010. A solenidade de posse da nova representante da região de São João do Piauí foi prestigiada por familiares e políticos. O presidente estadual do PSD, deputado federal Júlio César Lima, também esteve presente no evento.

Com a posse de Amparo Landim, a Assembleia Legislativa do Piauí passa a ter em sua composição nove deputadas: Juliana Moraes Souza e Ana Paula, do (PMDB), Flora Izabel e Rejane Dias, do PT, Belê (PSDB), Margarete Coelho (PP), Liziê Coelho e Nize Rego, ambas do PTB. O número de deputadas na Assembleia do Piauí está, proporcionalmente, entre os maiores do Brasil. Quase um terço das vagas da Casa é ocupado por mulheres.

Segundo Amparo, entre suas bandeiras à frente do mandato estarão presentes as questões relacionadas à saúde da mulher, e à seca que assola o Piauí. “A nossa região é muito castigada e eu pretendo aqui cobrar ações que possam amenizar o sofrimento da população da minha região”, afirmou. Quanto ao crescimento da representatividade do município de São João do Piauí, que agora tem dois parlamentares na Casa, a deputada disse que a mesma situação já ocorreu antes e que espera ter convivência harmoniosa contando com seus pares na luta por melhorias.

O deputado Antônio Félix (PSD) prestigiou a solenidade de posse da colega e lembrou que o seu partido agora tem quatro representantes na Assembleia Legislativa. “Além de mim e da Amparo, ainda temos os deputados Edson Ferreira e Juraci Leite. Estamos crescendo a nossa representação e nossa força”, afirmou.

Mais suplentes devem ser efetivados

O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB), explicou durante solenidade de posse da deputada Amparo Landim que o processo de posse dos suplentes e deputados efetivos, que ocuparão as vagas deixadas pelos eleitos no último pleito, só deverá ser concluído na próxima semana, quando todos os trâmites legais forem observados.

“Após a renúncia e posse de Firmino convocamos a Amparo. Hoje o deputado Luciano Nunes toma posse como secretário de Teresina e se afasta da Assembleia oficialmente. Em seguida encaminhamos ofício ao seu suplente, e assim sucessivamente, e conforme os ofícios forem respondidos damos a posse ao novo parlamentar”, explicou.

O próximo ofício será enviado ao vereador Edvaldo Marques (PSB), próximo su-plente na linha sucessória.

“Aguardamos a resposta dele e conforme seja, aí é que enviamos ofício ao su- plente seguinte, que é o prefeito eleito de Floriano. Somente após a resposta oficial dele é que podemos convocar o outro suplente, que no caso é o neurologista Chico Ramos”, acrescentou Themístocles Filho.

Também deve ser efetivado o deputado Mauro Tapety (PMDB), que atualmente está na condição de suplente. Ele entra na vaga deixada com a eleição de Kleber Eulálio (PMDB) para prefeito de Picos. Já a convocação do vereador de Teresina, Edvaldo Marques, deve-se à abertura de vaga de suplente deixada pelo prefeito eleito de Piripiri, Odival Andrade (PSB). Na linha sucessória da coligação estão Edvaldo Marques, reeleito vereador, e Gilberto Júnior, eleito prefeito de Floriano. Somente após a resposta ao ofício da Mesa Diretora é que a Assembleia pode comunicar ao terceiro suplente a existência da vaga.

Fonte: Meionorte

Comentários