Sexta-Feira, 11 de Outubro de 2024

Secretarias de Geminiano promovem feira de exposição com foco no combate ao Aedes Aegypti

Publicado em 16/06/2022
Por Redação
FA-IMG-7e385df54a79a9e90daa.jpg
FA-IMG-7e385df54a79a9e90daa.jpg
Exposição de material reciclados/Folha Atual

Para conscientizar a população sobre o mosquito aedes aegypti, a Prefeitura Municipal de Geminiano, através das Secretarias de Saúde e Educação, realizou nesta terça e quarta-feira, 14 e 15 de junho, uma feira de exposições de cartazes, redações e produtos confeccionados pelos alunos da rede municipal de ensino.

A ação foi realizada na Quadra Poliesportiva municipal e faz parte do projeto "Educação em saúde ambiental, visando o enfrentamento ao vetor aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e zica".

De acordo com a secretária de educação, Érica Carvalho, a ação foi feita em conjunto com os alunos e a comunidade em geral.

Érica Carvalho (de branco) participou da ação

"Essa é uma parceria da Secretaria de Saúde com a Secretaria de Educação, onde viemos desenvolvendo o trabalho juntamente com os professores e com a comunidade. O trabalho foi desenvolvido em todas as localidades, em todas as 12 escolas do município, com todos os alunos, com a comunidade escolar e com a comunidade local", destacou.

Para melhor organização das ações, o projeto foi dividido em duas etapas. Na manhã da terça-feira (14), foi realizado a exposição de cartazes e redações produzidos pelos alunos da Escola Municipal Joaquim Antônio de Araújo, enquanto na manhã da quarta-feira (15) foi realizada a exposição de brinquedos confeccionados com materiais reciclados pelos alunos da rede municipal.

Evento no dia 14

De acordo com o coordenador geral de ensino, Railton Pinheiro, os brinquedos produzidos serão divididos e entregues nas brinquedotecas de cada escola de Geminiano.

Railton Pinheiro

"Considerando esse momento que a gente vive de surto de dengue, chikungunya e zica, esse projeto é de tamanha importância para tentarmos banir ao máximo e tentar eliminar o mosquito aedes aegypti", acrescentou o coordenador.

Nas semanas anteriores também foi realizado passeata de combate ao mosquito transmissor. Na ocasião, os estudantes do município entraram nas casas, com autorização dos moradores, para contribuírem na coleta de materiais que poderiam acumular água parada, diminuindo assim, as possibilidades de contágio.

As ações realizadas fazem parte de um projeto elaborado pelo Ministério da Saúde, juntamente com a Funasa e com a Prefeitura de Geminiano.

"No total foram feitas 11 ações. Dentre elas, reuniões para formar equipes em conjunto com a educação, saúde, assistência social, meio ambiente, agricultura e administração. Isso foi feito para que juntos formassem forças para que pudessem fazer atividades como mutirões, visitas domiciliares, junto com os agentes de endemias, para poder explicar para a população como combater e como evitar o mosquito para que não prejudicasse tanto as famílias, quanto os vizinhos. Trabalhar essa temática com os estudantes da fase do maternal até o ensino fundamental 2 é de suma importância porque eles conseguem entender a teoria, fazer a prática e socializar com o restante da sociedade", declarou a representante da empresa Ativa, Samara Martírios.

Samara Martírios

Secretário de saúde, GG, também esteve presente

 

Comentários