 
                             
                            Considerando os desafios impostos à rede de ensino e à aprendizagem das crianças de São José do Piauí, em decorrência da pandemia da COVID-19, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) de São José do Piauí, aderiu ao Programa PRO Alfabetização na Idade Certa em regime de colaboração com o Governo Estadual e a SEDUC.
As propostas de formação estão conectadas com as inovações educacionais, com a diversidade e com a realidade da educação piauiense, endereçando as principais lacunas de ensino do Estado e assegurando, por meio dos encontros formativos, a recomposição e o desenvolvimento das aprendizagens.
Na sexta–feira, 25 de março, das 7h às 17h, aconteceu a formação dos professores da Educação Infantil e dos professores do Ciclo de Alfabetização, no espaço da Cozinha Comunitária “Francisco Vicente Pacheco”, situado à Rua São Francisco, centro de São José do Piauí.
Na ocasião estavam presentes além dos professores, a secretária municipal de educação, Cileide Bezerra Borges Farias e a coordenadora municipal do PPAIC, Laidiany Lima.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Formação dia 25 de março
A formação dos professores da Educação Infantil foi ministrada pela Formadora Municipal do PPAIC, Alessandra Moura Pacheco.
.jpg)
Participantes da Formação da Educação Infantil
“A formação possibilitou reflexões à cerca das concepções de criança e infância e suas implicações na prática docente, possibilitou a compreensão do processo histórico de construção da concepção de criança e infância e suas relações com as políticas de educação voltadas para Educação Infantil, como também, o entendimento de como se dá a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, como protagonista deste processo, sob o prisma da brincadeira e das interações”, destacou Alessandra Pacheco.
.jpg)
A ocasião mostrou-se positiva e motivadora para as professoras, que demonstraram estarem abertas à novos conhecimentos e comprometidas com o PPAIC, o momento também trouxe à tona as insatisfações dos professores e suas dificuldades.
A formação dos professores do Ciclo de Alfabetização foi ministrada pela Formadora Municipal do PPAIC, Dulcélia da Silva Santos.
.jpg)
Formadora Dulcélia Santos
Em seu relato, a formadora relatou que: “Foi abordado o tema ‘A intencionalidade da recomposição da aprendizagem: desafios e possibilidades do percurso didático do processo de alfabetização e letramento’. Foi discutido também, a importância dos momentos de avaliação que servem para acompanhar o desenvolvimento da criança em seu progressivo domínio da leitura e da escrita, e a avaliação que tem sempre o sentido de diagnóstico e de buscar formas de identificar o que a criança aprendeu e o que não aprendeu ainda, e assim decidir o que precisa ser feito.”
Na ocasião, foi orientado o passo a passo da aplicação do diagnóstico de leitura, apresentado o curso autoinstrucional da Nova Escola e falou da importância do curso para as práticas pedagógicas em sala de aula.
Dando continuidade ao percurso formativo, no dia 28/03/2022, aconteceu a formação dos gestores escolares que foi ministrada pela Coordenadora Municipal do PPAIC, Leidiany de Lima Santos. Na ocasião, foram discutidos os atributos da liderança escolar com o tema: “Eu, gestor líder”. As reflexões levaram ao reconhecimento da importância do gestor escolar no impacto da aprendizagem dos alunos.
.jpg)
Participantes do dia 28 de março
“Gostaria de expressar meu agradecimento especial a cada um de vocês que disponibilizaram do seu precioso tempo para repartir seus conhecimentos, vivências, experiências e me fazer acreditar que somos capazes de transformar nosso maior sonho em realidade: Que todas as crianças são-joseenses sejam alfabetizadas na idade certa!”, finalizou a Coordenadora Leidiany de Lima Santos.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)

