Sábado, 05 de Outubro de 2024

Kleber Eulálio toma posse com Câmara Municipal lotada

Publicado em 10/01/2013
Por Jailson Dias
2bf0f75d3c048958e5500e77fef5.jpg
2bf0f75d3c048958e5500e77fef5.jpg
Kleber Eulálio discursa e agradece a população/Jailson Dias

Nem o forte calor que fazia no interior do plenário Vereador Pedro Barbosa impediu a população de acompanhar a posse do prefeito de Picos Kleber Eulálio e do vice-prefeito Pe. Walmir Lima. Começando exatamente às 9h00 da manhã de ontem, terça-feira, dia 1° de janeiro de 2013, a posse representou um momento de forte simbologia, uma vez que há 36 anos era o ex-deputado Severo Maria Eulálio quem era empossado no cargo de prefeito.

CONFIRA IMAGENS!

Como rege o Regimento Interno da Câmara Municipal de Picos, os 15 vereadores eleitos tomaram posse de seus respectivos cargos. Por ser o vereador de mais idade, coube a Antônio Afonso (PP) presidir essa solenidade. Após os juramentos de todos os parlamentares foi a vez de proceder com eleição da nova mesa diretora para o biênio 2013/2014. O processo ocorreu de forma natural, com duas chapas registradas.

Pela nova oposição concorreu a presidência Antônio Afonso (PP) e pela situação Hugo Victor (PMDB), que acabou conseguindo um consenso dentro do deu grupo político e até dos adversários. O resultado final, 11 votos para o candidato governista, contra 4 para o oposicionista, mostraram que o poder de articulação de Hugo Victor foi maior sendo eleito pelos seus colegas como novo presidente da Câmara Municipal.

Ao tomar posse foi o momento dos discursos de agradecimento. O momento constrangedor da manhã ficou por conta do vereador Diógenes Medeiros (PPS), que recebeu uma sonora vaia após declarar que as contas da prefeitura estavam todas quitadas. Chamou atenção também o discurso da vereadora Valdívia Santos Martins (PSB), que lembrou o vereador Titico Barbosa (PSB), que deveria estar tomando posse do cargo para o qual foi eleito, mas foi covardemente assassinado uma semana após as eleições. Valdívia prestou constantes homenagens ao colega falecido e prometeu honrar o mandato.

Já como presidente empossado Hugo Victor convidou os vereadores Mate (PSL), Evandro Reis (PTB) e Simão Carvalho (PMDB) a conduzirem o prefeito eleito Kleber Eulálio e o vice-prefeito Pe. Valmir Lima, que aguardavam na sala da presidência da Câmara Municipal. Ao entrarem no plenário foram extremamente aplaudidos e cumprimentados, tendo que abrir espaço entre a multidão que os abraçava ininterruptamente.

Após a leitura das finanças da gestão do prefeito Gil Paraibano (PMDB), os novos prefeito e vice fizeram o juramento, de braço erguido, de defender a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e os interesses da população picoense.

Usando a “clesma”, tradicional veste sacerdotal que consiste em um terno e o colarinho branco característico, para mostrar que é sacerdote e a função de vice-prefeito é passageira, o padre Walmir fez seu discurso, prometendo administrar, prometendo administrar em interesse da população, de forma democrática e respeitosa. Disse ainda que a mudança tem pressa e prazo, entendo que a população espera pelos resultados de uma boa gestão.

O prefeito Kleber Eulálio lembrou do seu pai, o ex-prefeito e ex-deputado Severo Maria Eulálio, cujo mandato foi interrompido enquanto administrava Picos, em trágico acidente automobilístico. “É a sua obra que assumo a partir de agora”, declarou. O novo prefeito lembrou a sua trajetória política, os oito mandatos de deputado estadual, as quatro vezes em que foi presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, e as três vezes em que assumiu interinamente o governo do estado.

Além de representantes de vários setores da sociedade, marcaram presença o comandante do 4° BPM, tenente-coronel Wagner Torres; o procurador de justiça Emir Martins; o ex-prefeito José Neri de Sousa e o deputado estadual Nerinho (PTB) – muito aplaudidos. Marcaram presença ainda o agora ex-prefeito Gil Paraibano (PMDB) e a deputada estadual Tasmânia Gomes de Medeiros, Belê (PSB), cuja atitude foi extremamente elogiada.

Kleber Eulálio e Gil Paraibano se conduziram até o Palácio Coelho Rodrigues, onde Gil Paraibano fez a transferência simbólica do cargo para o novo prefeito. O primeiro ato de Kleber Eulálio foi a nomeação de seu secretariado já apontado previamente. Ele disse que todos já sabiam quais as diretrizes e esperava trabalho a partir desta quarta-feira, dia 03 de janeiro.

Comentários