Domingo, 06 de Outubro de 2024

Antigo prédio do Detran sediará nos próximos dias Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio

Publicado em 03/07/2021
Por Redação
FA-IMG-9a8dba8cbf3d39aa58a2.jpg
FA-IMG-9a8dba8cbf3d39aa58a2.jpg
Delegacia está sendo instalada onde funcionava o Detran/Folha Atual

Por Paula Monize

O processo de instalação da Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio (DHTL) no antigo prédio do Detran-PI, localizado às margens da Avenida Senador Helvídio Nunes, no bairro Junco, segue a todo vapor. O espaço será utilizado como base de apoio para o trabalho da equipe de investigadores na elucidação dos crimes.

A nossa reportagem visitou o prédio cedido pelo Governo do Estado do Piauí que passou por uma reforma estrutural e limpeza. No local, estão sendo destinados a mobília e os equipamentos que subsidiarão o trabalho policial.

O delegado titular da DHTL, Agenor Ferreira Lima Júnior, explicou que o funcionamento da Delegacia no novo espaço vai garantir que o efetivo (total de seis investigadores) possa atuar com condições dignas de trabalho e mantendo o devido sigilo necessário às investigações.

“A criação dessa Delegacia Especializada é um ganho muito grande para as investigações, para a população de Picos, tendo em vista que vamos combater o crime de uma maneira mais efetiva já que os investigadores darão uma maior atenção aos casos investigados e assim elucidá-los de forma rápida. A nossa vinda para este prédio vai nos permitir compactar as informações de uma forma melhor, vamos conseguir trabalhar de uma maneira mais digna, vamos ter nossas salas próprias para investigação, garantido mais sigilo sobre os passos dados no trabalho”, frisou o delegado.

Durante a mudança, Agenor Lima Júnior destacou que vários agentes colaboraram com este processo desde o apoio na adoção dos trâmites burocráticos, bem como no repasse de recursos fruto de emenda parlamentar, utilizados para compra de equipamentos eletrônicos.

“São vários elos que estão nos possibilitando mudar para esse prédio como o Governo do Estado que nos concedeu o imóvel, a Secretaria de Segurança em nome do secretário Rubens, Delegacia Geral, colegas de Picos, a própria equipe de investigação. Conseguimos emenda parlamentar através do deputado Severo Eulálio que encaminhou recursos para aquisição de equipamentos da Delegacia Especializada. Só temos a agradecer por todo apoio recebido”, disse o delegado.

No prédio da DHTL, o Núcleo de Perícia Criminal também contará com salas disponíveis. Os peritos atuarão entre suas atribuições na identificação de entorpecentes apreendidos, agilizando a elaboração dos inquéritos policiais.

Acesso da população

A Delegacia de Homicídios, Tráfico de Drogas e Latrocínio estará disponível à população via denúncia anônima. Será fornecido um terminal telefônico para que a sociedade possa fornecer informações de maneira anônima sobre pontos de comercialização de drogas, bocas de fumo, etc...

Além disso, a população também poderá denunciar na própria sede. O acesso ao público de forma presencial será restrito, para não ocorrer movimentação constante de pessoas e prejudicar as investigações.

Em se tratando dos Boletins de Ocorrências, estes continuam sendo feitos de forma online e/ou na Delegacia Regional, localizada na Rua São Sebastião, bairro Canto da Várzea.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários