Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Filme Promissão contará história de escravo que trouxe imagem de Nossa Senhora dos Remédios para Picos

Publicado em 09/05/2021
Por Redação
FA-IMG-2ecec235a64ca24a4163.jpg
FA-IMG-2ecec235a64ca24a4163.jpg
Registros das gravações do Filme Promissão/Reprodução

Em breve chegará às telinhas um filme que conta uma genuína história picoense: a saga do escravo que trouxe a imagem de Nossa Senhora dos Remédios, para a cidade de Picos. O filme está sendo produzido e dirigido pelo cineasta Douglas Nunes em parceria com a Companhia Cinematográfica Grande Picos.

Em entrevista ao Jornal Folha Atual, Douglas Nunes falou sobre o processo de produção do filme e como tem sido as gravações durante a pandemia. 

FOLHA  ATUAL: Como surgiu a ideia do filme Promissão?

DOUGLAS NUNES: A idéia surgiu depois que escrevi o livro "O Escravo e a Senhora", um registro da incrível aventura do escravo que trouxe a imagem de Nossa Senhora dos Remédios de Salvador a Picos. De pé, na fantástica jornada de mais de mil quilômetros no ano de 1847, enfrentando os caçadores de escravos pela Bahia, Pernambuco e Piauí. 


FOLHA  ATUAL: Qual o enredo do filme?

DOUGLAS NUNES: Diante do enredo já mencionado anteriormente, o filme traz todas as dificuldades numa época onde o negro era visto como fugitivo de alguma fazenda, caso fosse visto nas estradas que eram poucas. Por isso ele precisou andar pelas matas, serras, atravessando rios e lagos por onde passava.


FOLHA  ATUAL: Quando as imagens começaram a serem gravadas?

DOUGLAS NUNES: As gravações tiveram início em janeiro deste ano.


FOLHA  ATUAL: Como tem sido gravar neste período de pandemia? É um desafio?

DOUGLAS NUNES: É difícil fazer um trabalho no meio da pandemia por medo das pessoas serem submetidas a outras pessoas, numa gravação, sem as máscaras e buscando não se aproximarem das outras. No entanto, até aqui conseguimos fazer as gravações.


FOLHA  ATUAL: Quantos atores estão participando? 

DOUGLAS NUNES: Até agora 37 atores já tiveram participação no filme, mas outros terão a sua estreia em novas cenas a serem gravadas. Acredito que umas 50 pessoas, entre atores e figurantes terão participação no filme.

 


FOLHA  ATUAL: O que os amantes do cinema poderão esperar deste novo filme?

DOUGLAS NUNES: Com certeza cenas intrigantes, num cenário fantástico que procuramos e pesquisamos na região de Picos, nas cidades de São José do Piauí, Sussuapara e Picos. Em São José do Piauí onde já conhecemos locais de enormes colinas e pedras que parecem se projetarem para o céu e esperar que sejam vistas.  Será um filme que transportará a todos os amantes do cinema a uma época difícil de ser reproduzida, dando-nos a oportunidade de descobrir a realidade da escravidão no Brasil, num momento que envergonha a todos nós a escravidão.

FOLHA  ATUAL: Quando deverá ser lançado?

DOUGLAS NUNES: A previsão de lançamento ainda é difícil de localizar, podendo ser prevista para julho deste ano e a participação em Festivais de Cinema pelo Brasil, inclusive a edição em inglês para festivais no exterior.

 

Comentários