A entrega dos quiosques padronizados na Praça Félix Pacheco foi marcada pela emoção de quatro trabalhadores que, por muito tempo, estão no local com serviços de bancas de revistas, chaveiro e relojoeiro. O Secretário Marcos Buriti, de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico também fez a entrega dos Alvarás.
Desde a reinauguração da Praça Félix Pacheco, que recebeu obras de reestruturação, iluminação, arborização e quiosques padronizados, havia uma grande expectativa sobre quem iria ocupar os boxes construídos em madeira envernizada que substituíram as barracas antigas.
Nesta quinta, 15/04, às 9:30h, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, entregou quatro quiosques na Praça Félix Pacheco a trabalhadores que já desenvolvem suas atividades a mais de quatro décadas.
.jpg)
“Nós fizemos esse compromisso, de manter essas pessoas que já desenvolviam suas atividades na Praça Félix Pacheco há mais de 40 anos. Já fazem parte da história de Picos, o Chaveiro Cortez, a banca de Revistas do Quincó e do Ribeiro. São pessoas que merecem o nosso respeito e nós entregamos a eles um espaço digno para continuarem a prover o sustento de suas famílias e atender à população com seus serviços” afirmou o Secretário Marcos Buriti.
Houve o corte de fita, numa entrega simbólica e emocionada.
.jpg)
“Desde 1948, todos chaveiros e relojoeiros passaram pela mão de Expedito Cortez, e, após entrar para a família, casando com uma filha dele, também exerço a profissão com muito orgulho. Só tenho a agradecer ao Prefeito e ao nosso Secretário Marcos Buriti”. Disse Reinaldo Cortez.
Joaquim de Oliveira Lopes é conhecido como Quincó, e trabalha na Praça há mais de 38 anos com a Banca de revistas e, antes disso já trabalhava na Av. Getúlio Vargas:
“Eu não esperava e fiquei muito feliz, muitas crianças passaram pela minha banca e hoje já são adultos. Tem um policial que sempre que me vê se emociona, porque por muitas vezes veio até a banca para aperfeiçoar a leitura e hoje está formado”, lembrou Joaquim Oliveira.
Todos foram unânimes em falar num sentimento de gratidão por estarem recebendo o seu quiosque.
.jpg)
Seu Ribeiro está na Félix Pacheco há 44 anos trabalhando com banca de revistas. Ele disse que a espera terminou e o momento de voltar ao seu local de trabalho de toda uma vida finalmente aconteceu:
“Acho que antes de 15 dias arrumaremos tudo, e acredito que dentro de 15 dias estaremos abrindo novamente a nossa banca de revistas e recebendo o povo de Picos”, afirmou.
.jpg)
A solenidade contou ainda com a presença de vários secretários municipais, como Cristiano Portela (Trânsito), Fátima Sá (Meio Ambiente), Marcelo Nordeste (Cultura), Raimundo de Chicá (Obras), empresários e irmãos do Secretário Marcos Buriti.
Por Fátima Miranda