Durante entrevista ao Folha Atual na manhã desta terça-feira (23) o secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, lamentou sobre o problema da formação de enormes filas para acesso dos idosos à vacina contra a Covid-19. A gestão municipal está discutindo a realidade e buscando adotar medidas para contornar o problema.
“Nós lamentamos o ocorrido. Entendemos o comportamento da população, as pessoas estão com medo de faltar dose. De fato não há dose suficiente. O Ministério da Saúde não está enviando doses suficientes para cada faixa etária. Ontem fizemos uma reunião com diversas entidades para discutir essas dificuldades que enfrentamos. O Ministério da Saúde está utilizando como base o Censo de 2010 que está defasado, então eles concluem que já está concluído as primeiras etapas de vacinação dos idosos, sendo na realidade não houve cobertura de 100% dos públicos de 90, 80 à 89”, explicou o secretário.
Aldo Gil destaca que o problema das filas expõe riscos aos idosos, não é uma prática saudável. Segundo ele, existe empenho da pasta para que essa situação seja evitada.
“Sabemos que não é saudável um idoso ficar de um dia para o outro esperando a vacina. Isso vai contra todas as orientações. Queremos resolver o problema é com oferta de vacina suficiente para atender a todos”, afirmou.

Secretário Aldo Gil
Ações
Diante das dificuldades enfrentadas no processo de imunização contra a Covid-19: defasagem de público, doses insuficientes, a Secretaria de Saúde de Picos já enviou um parecer formal ao Ministério Público Federal informando sobre o quadro atual de Picos. Da iniciativa, a pasta aguarda novas diretrizes.
Outra medida que será adotada na presente semana é a aprovação de um Projeto de Lei pela Câmara Municipal que autorize o município conduzir de forma independente o processo de vacinação, finalizando os públicos anteriores e para então retomar o atual público de 75 à 79 anos.
Distribuição de senhas
Como metodologia para organização do público-alvo a ser vacinado, a Secretaria de Saúde tem distribuído as senhas para imunização às 7h da manhã. No horário de 7h30min, os idosos que se encontram no PREMEM, canto da Várzea, na Escola Mário Martins, começam a receber as doses.
“Quando nossas equipes chegaram aos postos já existia uma organização própria dos moradores e havendo consenso para evitar conflitos recebemos essa organização das pessoas que estavam nas filas. Houve a guarnição da Polícia Militar que está nos ajudando a organizar e evitar conflitos, assim conseguiremos vacinar as pessoas”, concluiu o secretário.
No posto de vacinação do PREMEM 250 pessoas serão imunizadas. Já na Escola Mário Martins serão imunizadas 150 pessoas.