Durante duas sessões extraordinárias realizada na manhã desta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Picos aprovou por unanimidade o projeto que autoriza município comprar vacinas contra a Covid-19. A aprovação representa um marco importante para a saúde local diante do quadro pandêmico que atinge o país, auxiliando diretamente na continuidade do Plano de Vacinação.
Estiveram presentes nas sessões os vereadores: Chaguinha (PTB); Toinho de Chicá (PP); Filomeno Portela (PP); Maté (PP); Dalva Mocó (PTB); Gilson Nunes (PTB); Hugo Victor (MDB); Rinaldinho (MDB); Renato (PT); Wellington Dantas (PT) e Valdívia Santos (PT) e Zé Luís (MDB).
O projeto de compra de vacina via esfera municipal foi aderido por 15 cidades piauienses. Após a adoção dos trâmites legais, os municípios através de consórcios poderão adquirir doses.
O presidente da Câmara Municipal de Picos, o vereador Francisco das Chagas de Sousa, o Chaguinha (PTB), comentou da urgência de votação do projeto, onde após publicação Picos poderá efetuar a primeira compra de doses.
“Convocamos os vereadores para que fizéssemos duas sessões extraordinárias, e hoje, já conseguimos fazer a votação por unanimidade desse projeto, que concede o direito ao município de aderir ao Consórcio Nacional para aquisição de vacinas, insumos e medicamentos. Com certeza, ele vai sancionar ainda hoje, amanhã já deverá estar publicado, e com isso, o direito a adesão já estará autorizado. Com a aprovação o prefeito poderá utilizar o dinheiro que vem para o Covid para comprar vacinas, insumos e medicamentos”, frisou.

Durante a votação, bancada da situação e oposição estiveram unidas para viabilizar o projeto, antecipando a sessão que aconteceria nesta quinta-feira (11) para hoje.
O secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil, explicou como funciona a compra de vacina via consórcio.
“Se houver um consórcio com financiamento da indústria e do comércio, as cidade que tiverem aderido a esse consórcio vão receber gratuitamente essas vacinas, as que estiverem cadastradas como Picos está hoje. Caso haja a possibilidade do município comprar, Picos hoje ainda tem na faixa de R$ 4,5 milhões na conta Covid, por exemplo, a vacina da Coronavac custa em média cinco dólares, então sairá em torno de R$ 30, então Picos hoje tem capacidade de comprar vacinas. De uma forma ou de outra, vamos buscar meios extras para conseguirmos conseguir vacinas extras para nossa cidade”, concluiu.

Fotos: Mateus Silva