Na manhã desta quinta-feira representantes da Federação de Futebol do Piauí (FFP) vistoriaram in loco o Estádio Helvídio Nunes de Barros, em Picos. O motivo da inspeção é a produção de um relatório que vai apontar se o campo oficial da Sociedade Esportiva de Picos tem condições de receber jogos promovidos pela CBF e competições estaduais.
Durante a inspeção estiveram presentes o vice-presidente da FFP, Coronel Jaime Oliveira, diretor esportivo Tiago, o secretário municipal de Esportes, Tássio Rômulo e o presidente da SEP, João Victor Pinheiro.
Nos últimos dias com as forte chuvas que caíram sobre a cidade, o Estádio foi invadido pela água que atingiu vestiários e alagou o gramado, impossibilitando a realização de treinos.
Na inspeção, a comissão da FFP apontou adoção de algumas medidas estruturais, de natureza simples, porém necessária, para que os jogos possam ser realizado no Helvídio Nunes.

O presidente da Sociedade Esportiva de Picos, João Victor Pinheiro, destacou que o time vai se empenhar para executar as solicitações a tempo hábil do estádio sediar jogos oficiais.
“Na verdade a gente tenta não está repassando para o grupo, não está conversando sobre isso, pedimos que foquem no trabalho deles, o burocrático, o extracampo fica sob nossa responsabilidade buscar, resolver, até ainda não estávamos conseguindo. Com a visita do coronel e do representante da Federação estamos tentando alinhar, tentando antecipar algumas coisas para que os jogos aconteçam. São coisas pequenas, restaurações para a segurança de quem frequenta o Estádio”, pontuou o presidente da SEP.
João Victor ainda ressaltou que a “burocratizão” pode ser um empecilho para execução das ações estruturais no Estádio. “Após a vistoria, creio eu que temos condições de jogo, mas se houver burocratização é praticamente certo que o jogo na quarta-feira não aconteça aqui contra o River. Além disso, tememos mais chuva por medo de conseguirmos realizar os jogos”, frisou.
O secretário de Esportes de Picos, Tássio Rômulo, garantiu que a Prefeitura vai se empenhar para poder executar as solicitações.
“A Prefeitura não vai medir esforços para analisar todas as solicitações. Desde quando iniciou a gestão já estávamos buscando saber quais eram as necessidades. Diante da visita da Federação tudo o que foi conversado será repassado para o nosso prefeito Gil para que possamos tomar as providências adequadas”, disse.
O vice-presidente da FFP, Coronel Jaime Oliveira, destacou que a inspeção é uma iniciativa para garantir a segurança dentro dos estádios.
“Estamos fazendo o relatório de inspeções dos estádios, principalmente no interior. Nós sabemos que por força do Estatuto do Torcedor prevê que hajam algumas diretrizes para realização de competições oficiais. Com a SEP vai participar de competições oficiais da CBF, bem como do Campeonato Estadual vimos acompanhado do nosso diretor de Esportes Tiago fazer um relatório, bem como conversar com o secretário de Esportes para que a Prefeitura possa realizar as adequações colocando o estádio em condições de realizá-lo”, concluiu.

Na próxima quarta-feira (24) o time de Picos tem jogo previsto em casa contra o River. Caso as ações estruturais não sejam adotadas, os jogos poderão ser transferidos para Oeiras e Teresina.