Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Psicólogo destaca importância do Dia Mundial da Conscientização sobre Suicídio

Publicado em 27/08/2020
Por Redação
FA-IMG-c32a253a512032b46038.jpg
FA-IMG-c32a253a512032b46038.jpg
/Reprodução

O mês de Setembro é um período dedicado à valorização da vida, onde se promove a campanha “Setembro Amarelo”. Nesta quinta-feira (10 de setembro) marca-se o Dia Mundial de Conscientização sobre o Suicídio e para comentar sobre a data o Portal Folha Atual entrevistou o psicólogo clínico e hospitalar, Anderson Meireles.

O Setembro amarelo é uma campanha idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade desde o ano de 2015, tema considerado um tabu para muitos e envolto em julgamentos sociais errôneos.

O psicólogo clínico e hospitalar, Anderson Meireles, alerta que o período de pandemia gera incertezas, medo do futuro na sociedade.

“Muitas vidas são perdidas todos os anos e em um ano em que uma pandemia assola o mundo e o medo do futuro e tensão por conta do isolamento social (Que é algo necessário nesse período) predomina os números de suicídio cresceram de forma assustadora. O Setembro Amarelo é um mês de diálogo, é um mês que busca criar conversas sobre o assunto e mostrar para as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução”, frisou o psicólogo.

Anderson Meireles lembra que é necessário conscientizar  a grande maioria das pessoas no tocante ao índice de mortes por suicídio, onde estas podem ser evitadas. O profissional aponta que o diálogo sobre o assunto e a ajuda de profissionais (Psicólogos e Psiquiatras) são as melhores formas de fazer esses números caírem nas estatísticas.

“Ao menor sinal de depressão não hesite em procurar ajuda, pois como o próprio slogan da Campanha Setembro Amarelo diz: FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO”, concluiu.

Comentários