A Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros, em Picos, registrou no período de 24 de julho à 27 de julho, sete focos de incêndio em vegetação. As ocorrências aconteceram no Bairro Belo Norte, Morada Nova, Pantanal, Cidade de Deus e nas comunidades rurais de Gameleira dos Galdinos, Lagoa Comprida e Samambaia dos Marques.
As ocorrências envolvendo incêndio em vegetação são decorrentes da combinação de clima seco, altas temperaturas e vegetação desidratada.
Diante dessa realidade, a Companhia Destacada realizou a avaliação de risco e o combate direto às chamas. Nas ocorrências acima citadas, não houve danos humanos.
Captura de animais
O Corpo de Bombeiros também tem atuado de forma intensa na captura de animais silvestres.
Os animais geralmente invadem os espaços habitados atrás de alimento ou abrigo, podendo esses encontros resultar em acidentes. Na maioria dos casos, quando a guarnição Bombeiro-Militar é acionada, esses animais já se evadiram do local relatado.
Nos casos onde o animal é capturado, o mesmo recebe manejo adequado e é libertado em ambiente natural, longe da ocupação humana. Nos casos acima citados, não houve danos materiais ou humanos.