Sábado, 05 de Outubro de 2024

Oscilações de energia tem prejudicado a iluminação pública

Publicado em 05/01/2013
Por Jailson Dias
cdd433e587cab58fc09c7e4af387.jpg
cdd433e587cab58fc09c7e4af387.jpg
João Leal explica problemas n iluminação pública/Jailson Dias

Para o coordenador da Iluminação Pública de Picos, João Leal, as quedas e variações constantes de energia são os principais responsáveis pelos problemas na iluminação pública da cidade. Ele afirma que a Eletrobrás ainda se utiliza de transformadores antigos que não acompanham o crescimento da demanda de energia da população, quer só tem crescido.

Ele explica que o fluxo de energia deveria se manter estável, em 220 volts, mas quando chega as residências está em torno de 140 volts. “A lâmpada não ascende, aí ocorre o problema, porque os transformadores estão obsoletos”, reclamou.

A coordenadoria constatou que os maiores problemas ocorrem nos bairros mais populosos: Junco, Canto da Várzea, Morada do Sol, Parque de Exposição. “São grandes bairros onde os transformadores não estão mais suportando o fluxo de energia, como ocorre na Avenida Senador Helvídio Nunes de Barros, entre os dois balões, colocamos materiais novos e não ascende”, lamentou.

João Leal afirmou já ter procurado a Eletrobrás para debater esse problema e procurar soluções, mas não tem sido atendido.

Com as oscilações constantes no fluxo de energia há uma perda financeira considerável, pois perdesse a lâmpada e o reator que custa em torno de R$ 95,00 havendo, portanto, uma substituição constante, que cabe inteiramente a Prefeitura Municipal, bem como a manutenção.

Atualmente são apenas três eletricistas para fazer esses reparos, frisando a impossibilidade de realiza-los à noite. A Eletrobrás não está mais auxiliando nesse tipo de reparo.

Para garantir a iluminação a Prefeitura Municipal tem se utilizado de lâmpadas de mercúrio de 250 e 400 volts que substituíram as antigas de 80 volts, impróprias para uma iluminação pública eficiente.

Nossa equipe procurou a Eletrobrás em mais de uma ocasião, mas não obteve nenhuma informação.

Comentários