Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

CAS anula punição de dois anos, reduz multa e libera Manchester City para torneios europeus

Publicado em 27/06/2020
Por Redação
FA-IMG-baf1ab76979f717dd265.jpg
FA-IMG-baf1ab76979f717dd265.jpg
Cartola/

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) publicou nesta madrugada de segunda - horário de Brasília - a decisão sobre o caso do Manchester City e anulou o banimento do clube das competições europeias por duas temporadas. O time de Pep Guardiola e Gabriel Jesus se livrou da punição e ainda conseguiu a redução da multa, de 30 milhões de euros para 10 milhões de euros.

A decisão saiu um mês após audiência de três dias entre as partes e análise de documentos por um painel de juízes - Rui Botica Santos, de Portugal, Ulrich Haas, da Alemanha e Andrew McDougall, da França.

Em curto comunicado no site oficial, o City agradeceu à corte do esporte "por sua diligência neste procedimento" e mostrou satisfação com o desfecho. Confira abaixo:

"Na pendência de analisar em detalhes a resolução do Tribunal de Arbitragem do Esporte (TAS) o mais rápido possível, o Manchester City deseja expressar a sua satisfação com a resolução que valida a posição do clube e as evidências apresentadas. O Clube deseja agradecer ao TAS e aos membros do painel de árbitros por sua diligência neste procedimento."

Veja trecho da decisão abaixo

O colegiado entendeu que a maioria das supostas violações relatadas pela Câmara Adjudicatória do CFCB estavam prescritas ou não tinham provas suficientes.

"Como as acusações relativas a qualquer desonesta ocultação de fundos de ações eram violações claramente mais significativas do que obstruir a CFCB investigações, não era apropriado impor a proibição de participar nas competições de clubes da UEFA pelo fracasso do MCFC (Manchester City) em cooperar apenas com as investigações do CFCB."

 

A decisão ainda exige que a multa de 10 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões) seja quitada em 30 dias depois desta sentença.

FONTE: Globo Esporte

Comentários