Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2025

PICOS: Trabalhadores essenciais relatam rotina laboral durante pandemia

Publicado em 10/05/2020
Por Redação
FA-IMG-91262184030634320751.jpg
FA-IMG-91262184030634320751.jpg
Atendente de supermercado, Gerlany Alves/Reprodução

O Governo do Estado do Piauí e os municípios têm emitido decretos de prevenção à Covid-19. Dentre as medidas está o isolamento social que orienta população e muitos trabalhadores a ficarem em casa. Entretanto, a quarentena de profissionais que garantem saúde, mobilidade, alimentação e segurança do país tem sido diferente.

De acordo com a atendente de supermercado, Gerlany Alves, os profissionais essenciais devem ser atenciosos durante a jornada de trabalho. “Em comércio de alimentos é inevitável não ter contato com outras pessoas, com isso, além dos inúmeros cuidados para se proteger da doença, usando máscaras, álcool gel, lavando as mãos com frequência, buscamos ainda repassar segurança aos clientes”, disse.

 Gerlany Alves frisou que a pandemia da Covid-19 mudou a rotina profissional e pessoal em casa, onde a mesma tem se distanciado dos familiares. “Neste período, as pessoas que estão em isolamento social não podem entrar em contato com as que estão trabalhando dia a dia. Sendo assim, tive que mudar hábitos e costumes e assim, me distanciar da própria família, meus pais são idosos, então evito visita-los durante essa pandemia”, comentou.

Segundo o secretário de Serviços Públicos de Picos, Antônio Airton, manter a cidade limpa é essencial no combate às doenças. Desta forma, os trabalhos realizados nas ruas do munícipio não podem ser interrompidos. Com isso, alguns métodos foram tomados para que os profissionais não sejam acometidos pelo vírus.

“A nossa rotina está de forma reduzida, nossos colaboradores que são da área de risco estão afastados e os demais estamos tomando todos os cuidados preventivos. A gente orienta o uso de máscaras e luvas descartáveis, luvas de pano e distanciamento correto. Quando vimos alguém sem os equipamentos explicamos que é necessário o uso para que ele possa se prevenir e também preservar a saúde do colega”, explicou.

Secretário Antônio Airton

Antônio Airton, ainda frisou que a secretaria tem atuado para que o município permaneça sempre limpo, com isso, sendo essencial a conscientização da população. “A cidade é muito grande, necessita muito de nosso trabalho, estamos nos esforçando mesmo de forma reduzida para atender toda a demanda”, finalizou.

Por Guilherme Santos (estagiário)

Revisão Folha Atual

Comentários